Novas áreas e leitos do Hospital do Barreiro são entregues

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Governador participa da entrega de novas áreas e leitos do Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro

Hospital do Barreiro, que conta com recursos do Estado de Minas Gerais, passa a contar com 460 leitos prontos para atendimento integral da população

 

O governador Fernando Pimentel participou nesta quinta-feira (14/12), em Belo Horizonte, da cerimônia de entrega das novas áreas e leitos do Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro, conhecido como Hospital do Barreiro. A solenidade marca o início do funcionamento pleno do Hospital que, a partir de agora, passa a contar com 460 leitos prontos para atendimento integral da população da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

No último dia 7 de dezembro, o governo de Minas Gerais publicou uma resolução, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG nº 5.991), incluindo o Hospital do Barreiro no Pro-Hosp Gestão Compartilhada. O programa tem como objetivo reduzir os vazios assistenciais e o déficit de leitos hospitalares estratégicos nas macrorregiões ou microrregiões. A resolução prevê ainda repasse mensal do Estado da ordem de R$ 5,32 milhões para manutenção e funcionamento do local.

Fernando Pimentel destacou a importância da expansão das atividades do hospital para a região, que contou com o empenho de todas as esferas públicas para a sua finalização – municipal, estadual e federal. “É uma alegria muito grande fazer uma entrega dessa para o povo de Belo Horizonte, especialmente para aqueles mais necessitados, desassistidos e fragilizados. Não é um esforço individual, todos nós sabemos disso. Foi fundamental o apoio Ministério da Saúde, do Estado de Minas Gerais, tentando de todo jeito ajudar, e só agora nós conseguimos publicar a resolução, porque é difícil. Nós estamos em uma situação financeira apertada, mas o que importa é que nós estamos entregando para a população de Belo Horizonte um hospital de Primeiro Mundo, de primeira qualidade”, disse.

O governador falou sobre a importância da escolha do nome do Hospital, que faz referência ao médico Célio de Castro, ex-prefeito da capital mineira.  “Eu tive o privilégio de trabalhar e aprender muito com o Dr. Célio de Castro, pessoa sempre dedicada à causa do SUS e da saúde pública, quando fui vice-prefeito dele. Ele me disse que a vida pública teria muitos dissabores, mas que, de vez em quando, teria uma alegria, um momento que nos deixa felizes, uma realização, uma entrega, e que quando eu tivesse essa alegria, era para tomar para mim, guardar no coração porque demoraria muito tempo até ter outra alegria. Então, quero compartilhar com vocês aqui hoje. Vamos compartilhá-la, guardá-la no coração e tentar construir outras que virão com o empenho de todos. Viva Belo Horizonte nos seus 120 anos, viva o Hospital Célio de Castro, e mais do que nunca, viva o Sistema Único de Saúde”, finalizou. 

 

Avanços 

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, também reconheceu a importância da parceria com o Estado e a União para a ampliação do serviço. “É fruto de trabalho muito duro e de muita gente. Essa foi a minha maior promessa de campanha, e cumprimos. Agradeço também ao governador por ter publicado a portaria, pelo comprometimento com esse hospital. É o segundo maior hospital da cidade que marca o seu governo com uma realização muito importante para a região metropolitana da capital. Vamos continuar assim, governando para quem precisa”, afirmou. 

O secretário de Assistência à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, que representou o ministro de Saúde, Ricardo Barros, também comemorou a conclusão dos trabalhos e sua importância para a cidade. “Estamos aqui comemorando essa inauguração e colocando aquilo que foi pactuado, a responsabilidade da União, do Estado e do município para aplicar os aportes necessários para mantê-lo de pé”, disse.

Para o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, a partir de agora os centros de saúde poderão ser desafogados e a população estará mais assistida. “É um momento de muita alegria. O funcionamento pleno do hospital significa a diminuição de 36% do tempo que uma pessoa espera por atendimento em uma UPA. Isso é um impacto muito grande. São 80% menos pessoas nas UPAs esperando por internação”, afirmou.

 

Melhorias 

O Hospital do Barreiro passou a funcionar com 100% da capacidade desde a última terça-feira (12/12), aniversário de 120 anos da capital mineira.  Inaugurado em 2015, vinha operando abaixo da capacidade. Agora, tem condições de receber até 2,2 mil internações (sendo 1,5 mil cirúrgicas), 3,4 mil consultas de pré e pós-operatório e 27,8 mil exames por mês. O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro ocupa uma área de 46 mil², com 13 andares e um heliponto, além de16 salas de cirurgia, além de estrutura para exames de alta e média complexidade, como biópsias, raio X e tomografia, dentre outros. 

Também estiveram presentes na cerimônia, o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, o secretário adjunto de Estado de Saúde, Nalton Sebastião Moreira da Cruz, o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Antônio Arantes, o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio, a diretora-executiva do hospital, Maria do Carmo, secretários municipais, vereadores, conselheiros municipais de saúde e funcionários da unidade.