Governo lança consulta pública para o Plano de Mobilidade

Governo lança consulta pública para o Plano de Mobilidade da RMBH

Finalidade é proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, priorizando os modos de transporte coletivo e os não-motorizados, de forma segura, socialmente inclusiva e sustentável

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e a  Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), lançaram, nesta terça-feira (21/11), a consulta pública para elaboração do Plano de Mobilidade da RMBH. O lançamento aconteceu durante a abertura da VI Conferência Metropolitana, no auditório da faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

O plano será elaborado, com a participação de técnicos e da sociedade civil, por uma empresa licitada pelo Governo de Minas Gerais, que tem 14 meses para concluí-lo. A empresa contratada está realizando o levantamento e análise dos planos e projetos existentes de mobilidade e logística urbana e suas conexões, para propor um cardápio de projetos

A partir de agora, o Estado vai dar prosseguimento ao desenvolvimento de plano, tendo a participação colaborativa como uma das premissas. Por meio de pesquisas, reuniões públicas, redes sociais e canais participativos a população poderá participar e dar sua contribuição. Para o secretário de Cidades e Integração Regional, Carlos Moura Murta, a ideia é que plano incorpore soluções para os problemas de mobilidade referentes à integração das 34 cidades da RMBH.

“Desenvolver o estado de maneira sustentável e integrada é de suma importância. A conferência vem para mostrar aos municípios a importância desta integração. Estamos fazendo estudo e reuniões com os prefeitos para buscar soluções para o desenvolvimento pensando no coletivo, tendo a mobilidade como um dos pilares”, ressaltou o secretário.

O Plano de Mobilidade da RMBH ainda vai ser debatido durante o segundo dia da Conferência Metropolitana, nesta quarta-feira (22/11), onde será apresentado em detalhes. Para mais informações, acesse www.agenciarmbh.mg.gov.br/mobilidade-rmbh.

Amplo debate

A VI Conferência Metropolitana também vai discutir outros importantes temas, como o escassez dos recursos hídricos e a Nova Agenda Urbana, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro do passado. Outros temas de destaque são a Trama Verde-Azul, a Agricultura na RMBH, os Instrumentos de Ordenação Territorial e a Habitação de Interesse Social.

“Vamos discutir como podemos melhorar a nossa vida na RMBH. Não é só debater o espaço, mas também nossas vidas. Podemos aprimorar e melhorar as questões de relacionamento e consolidar a integração metropolitana. Vamos continuar o desenvolvimento sem deixar ninguém de fora e construir um futuro promissor”, destacou a diretora-geral da ARMBH, Flávia Mourão.

Mais informações sobre a conferência, inclusive a programação, estão disponíveis em www.agenciarmbh.mg.gov.br/vi-conferencia-metropolitana-da-rmbh.