Iniciativa inédita disponibiliza água de reuso sem custo

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

  Iniciativa inédita em Minas Gerais disponibiliza água de reuso sem custos para a população

Governo de Minas Gerais, por meio da Codemig, desenvolve a ação na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) Araguari, no Território Triângulo Norte

 

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e em parceria com a Superintendência de Água e Esgoto (SAE) de Araguari, opera a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do distrito industrial do município. É lá também o local em que têm sido produzidos e disponibilizados, diariamente, 800 mil litros de água de reuso. Água esta que, inclusive, pode ser obtida gratuitamente pela população.

A água de reuso é obtida através do tratamento avançado dos esgotos e pode ser utilizada em processos que não requerem água potável, mas que exijam água sanitariamente segura. Seu aproveitamento segue a tendência mundial de preservação do meio ambiente e de uso racional dos recursos hídricos.

Na ETE Araguari, além dos processos tradicionais de tratamento, a água de reuso é purificada com cloro quando seu transporte é feito em caminhões-pipa, para garantir qualidade e segurança adicionais.

Algumas aplicações da água de reuso são: irrigação de jardins e de cultivos; geração de energia; lavagem de ruas e vias; desobstrução de tubulações; uso em diversos processos industriais, como refrigeração de equipamentos e caldeiras; construção civil; combate a incêndios em área urbana; criação de animais ou cultivo de vegetais aquáticos; manutenção dos lagos e canais para fins paisagísticos.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araguari já vem utilizando a água de reuso da estação para umidificação do aterro sanitário de Araguari e das vias de acesso. O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), por exemplo, já tem aplicado as águas em obras de pavimentação na região.

 

Como solicitar

O fornecimento e coleta da água de reuso deve ser feito na Estação de Tratamento, localizada ao final da rua Matilde Debs Diniz, no distrito industrial de Araguari (acesso pela estrada para Indianópolis, MG 748), que funciona de 6h às 12h e de 13h às 18h.

Outras informações podem ser obtidas na ETE ou pelo telefone de contato: (31) 99841-3835.

 

ETE Araguari

A Codemig finalizou a construção da ETE Araguari em outubro de 2016. A estação atende o distrito industrial da cidade, tratando a reunião dos efluentes gerados pelas empresas instaladas no local. O investimento nas obras foi da ordem de R$ 9,1 milhões.

As atividades da ETE – gestão, operação, manutenção, conservação, limpeza, monitoramento da estação e disponibilização de água de reuso – estão sendo realizadas pela Codemig no momento, mas passarão para a SAE oportunamente, conforme termo celebrado entre as instituições.

 

A Codemig

Em consonância com as diretrizes do Governo do Estado, a Codemig pauta suas ações, de forma arrojada e moderna, em três grandes eixos estratégicos: Mineração, Energia e Infraestrutura; Indústria Criativa; e Indústria de Alta Tecnologia.

A empresa investe em vários segmentos, como extração de nióbio e terras-raras, levantamento geológico e geofísico, águas minerais, materiais estratégicos e energia, aeroespacial e defesa, biotecnologia, Internet das Coisas, telecomunicações, distritos industriais, turismo de lazer e negócios, moda, gastronomia, audiovisual, música e artes. Sua múltipla atuação está cada vez mais voltada para que riquezas gerem novas oportunidades de investimentos, aumentem a competitividade e propiciem bons negócios para o setor produtivo mineiro.