Pimentel é homenageado na Câmara da Indústria do Audiovisual

Fernando Pimentel recebe homenagem da Câmara da Indústria do Audiovisual

Governador foi agraciado pela Fiemg em reconhecimento às ações de incentivo ao setor audiovisual desenvolvidas pelo Estado a partir de 2015

O governador Fernando Pimentel recebeu nesta terça-feira (22/5), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte, placa da Câmara da Indústria do Audiovisual do Sistema Fiemg. A homenagem é o reconhecimento da entidade às ações de incentivo ao setor audiovisual lançadas pelo Governo de Minas Gerais.

A partir de 2015, o Governo do Estado passou a fomentar a indústria criativa de forma planejada, sistemática e estratégica. Os investimentos no setor via Codemge já superam R$ 45 milhões, no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro (Prodam), lançado em maio de 2016.

Além disto, neste ano a Codemge lançou novo edital para financiar a produção cinematográfica mineira. Ao todo, serão disponibilizados R$ 16,5 milhões – sendo R$ 6,6 milhões oriundos da Codemge – para 12 projetos inéditos, que serão escolhidos por concurso. A iniciativa é uma parceira da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Agência Nacional do Cinema (Ancine) e Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

“Fico feliz com a homenagem. Acho que a homenagem é para esta equipe que está aqui, vocês que se preocupam com a economia criativa, essa nova fronteira da indústria e das atividades humanas, que oferece um horizonte muito vasto de desenvolvimento. O talento da nossa gente é patente e salta à vista e, apesar da imensa dificuldade que enfrentamos, conseguimos alavancar esse talento que já existe no estado”, ressaltou Fernando Pimentel.

Na avaliação do presidente da Fiemg, Olavo Machado Junior, o apoio do Estado tem sido fundamental para o desenvolvimento do setor. “O Governo do Estado nos apoia de forma fundamental na criação de oportunidades. Isso aconteceu a partir da criação do Prodam. Por isso, a homenagem que prestamos é mais do que merecida. O reconhecimento é resultado de ações concretas que geram oportunidades de emprego e renda para milhares de mineiros. Os investimentos incentivam a cadeira produtiva e criam oportunidades de negócios em todo o estado”, afirmou.

Câmara Audiovisual

A Câmara da Indústria do Audiovisual da Fiemg foi criada em agosto de 2016. É composta por profissionais do audiovisual, produtores, realizadores, representantes de TVs, distribuidoras, universidades, associação de promotores de eventos, sindicatos, radiodifusores e exibidores. A Câmara tem a função de promover e realizar reuniões e seminários, além de atuar como agente facilitador para o aumento da competitividade da indústria mineira e temas que visam integrar e desenvolver o setor.

Para o presidente da Câmara, Hélio Faria, nenhuma outra gestão estadual se preocupou tanto com o setor audiovisual como a atual. “A partir do Prodam e de sua postura visionária, mudamos a história do audiovisual em Minas Gerais. O governador Fernando Pimentel já faz parte desta história, que permanece gerando emprego, renda, grandes talentos e mantendo Minas Gerais na vanguarda”, enfatizou.

O evento também contou com presença de lideranças do Governo do Estado, empresários e presidentes de empresas da área de audiovisual.