Pimentel é homenageado com Medalha do Mérito Renascença

20/10/2017

Pimentel é homenageado com a Medalha do Mérito Renascença, no Piauí

Governador é agraciado, em Teresina, com mais alta comenda piauiense, que reconhece o trabalho daqueles que ajudam no desenvolvimento do país

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, foi homenageado na noite dessa quinta-feira (19/10) em Teresina, Piauí, com a Medalha do Mérito Renascença, no grau Grã-Cruz, a mais alta comenda piauiense. O agraciamento é o reconhecimento da população a personalidades e entidades que se destacam no desenvolvimento do país e daquele Estado nordestino. O evento marcou as comemorações do 195º aniversário da adesão do Piauí à Independência do Brasil.

“É um sentimento muito forte, muito sincero, muito legítimo, de emoção por estar sendo agraciado com a mais alta comenda do Estado do Piauí. Não é uma comenda qualquer, é uma medalha do Estado que guarda em seu território as provas da mais remota existência do homem no território brasileiro. Guarda aqui a memória arqueológica do início daquilo que nós podemos chamar da civilização brasileira”, afirmou o governador em seu discurso.

Fernando Pimentel destacou a riqueza cultural e a diversidade do Piauí, com a “cara do Brasil do jeito que é”. A visita ao nordeste, segundo o governador, renova ainda mais a esperança “que tem feito tanta falta ao povo brasileiro nesses dias tormentosos e turbulentos que nós estamos atravessando”.

“Eu renovei a minha esperança ao ver o espetáculo que foi essa cerimônia, esse agraciamento de medalhas ao povo do Piauí, ao povo do nosso país, da alma profunda do povo brasileiro, foi isso que nós homenageamos e celebramos na noite de hoje. Dado pelo governo do Piauí, dirigido por esse líder político que nos honra e orgulha muito a todos os brasileiros que é o nosso governador Wellington Dias, que tem feito um excelente governo e um excelente trabalho aqui e é exemplo para nós todos. O que me encheu de esperança foi ver a maravilha que é hoje o Estado do Piauí, essa gente guerreira. Então eu vou voltar para Minas, para o sudeste do Brasil, e lá se fala muito em crise, e eu agora sei como é que eu vou responder. Quem quiser ver como se enfrenta a crise com trabalho, com dedicação, mas também com alegria, com emoção, vá ao Piauí, é lá que o Brasil está vencendo a crise”, finalizou Fernando Pimentel.

Medalha

A comenda piauiense foi criada em 1975 e é entregue anualmente a personalidades que ajudam no desenvolvimento do país e do Estado. A cidade de Parnaíba também foi palco, no dia 18 de outubro, das comemorações da adesão do Piauí à Independência do Brasil. Em 19 de outubro, é celebrado o Dia do Piauí.

Ao todo, foram homenageadas 99 pessoas nos graus Comendador, Oficial e Cavaleiro. Além de Fernando Pimentel, o Grau Grã-Cruz – maior honraria do Estado – foi entregue ao governador de Sergipe, Jackson Barreto, e ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Piauí, desembargador Giorgi Alan Machado Araújo.

O governador do Piauí, Wellington Dias, destacou o trabalho dos homenageados da noite. Segundo ele, Fernando Pimentel foi uma das personalidades que ajudaram na construção da democracia e da constituição brasileira, sendo privado, inclusive, da sua família e liberdade.

Wellington Dias afirmou ser importante olhar para a história de luta do país para superar o atual momento do país. “O que todos nós, brasileiros, precisamos é olhar para a nossa história. Momentos como esse, já vivemos antes. Agora como diz no nosso hino: quando a pátria pedir liberdade, o primeiro que luta é o Piauí. Assim como outros estados, o Piauí está de pé na defesa intransigente de que a gente não pode abrir mão de democracia, soberania e construir um país desenvolvido em todas as regiões”, afirmou.