Governador Romeu Zema inaugura obras de esgotamento sanitário em São José do Goiabal

Intervenções garantem 100% do esgoto tratado na cidade e vão beneficiar aproximadamente 6 mil habitantes da região

O governador Romeu Zema inaugurou, nesta sexta-feira (30/7), a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São José do Goiabal, no Vale do Aço.

A ETE conta com 11 quilômetros de redes coletoras de esgoto, que vão gerar funcionalidade ao novo sistema. As intervenções beneficiarão aproximadamente 6 mil habitantes, permitindo que todo o esgoto gerado no município seja tratado e deixe de ser despejado de forma bruta no leito do rio Doce.

“Fico muito satisfeito de termos cidades exemplares como São José do Goiabal, que passa a ter 100% do esgoto tratado. Esta é apenas uma das entregas que estamos fazendo na região, representando mais desenvolvimento e qualidade de vida aos mineiros”, avaliou o governador Romeu Zema.

A cerimônia de apresentação oficial da estrutura foi feita no estádio municipal, com a presença do prefeito José Roberto Guimarães e outras autoridades.

Tratamento de esgoto

Para a construção dos 11 quilômetros das redes coletoras, foram empregados R$ 4,6 milhões, provenientes de recurso compensatório do Programa de Coleta e Tratamento de Esgoto e de Destinação de Resíduos Sólidos, previsto no Acordo de Transação e ajustamento de Conduta (TTAC), para compensação de danos gerados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, em 2015.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, lembrou que São José do Goiabal foi o primeiro município de Minas Gerais a concluir as obras de esgotamento sanitário com recursos compensatórios do programa de coleta, previsto no TTAC.

O Programa de Coleta e Tratamento de Esgoto e de Destinação de Resíduos Sólidos destina R$ 517 milhões para ações que promovam a melhoria dos indicadores de saneamento básico nos municípios mineiros e capixabas atingidos pelo rompimento. Tem como agentes financeiros os Bancos de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e do Espírito Santo (Bandes) e é acompanhado pela Câmara Técnica de Segurança Hídrica e Qualidade de Água, coordenada pela Semad/Governo de Minas. A secretaria estadual tem a função de apoiar o Comitê Interfederativo (CIF) nas decisões quanto ao programa e na aprovação dos pleitos municipais para a utilização dos recursos.

“Hoje, damos um importante passo rumo à universalização do saneamento em São José do Goiabal, com a inauguração das obras do sistema de esgotamento sanitário da sede do município. A estrutura, além de gerar benefícios ao meio ambiente com a disposição correra de esgoto, também reforça a política de saúde pública na cidade”, comentou a secretária Marília Melo.

Atualmente, o programa conta 13 obras em andamento em nove municípios mineiros, que representam investimentos da ordem de R$ 45 milhões. Nos próximos meses serão concluídas intervenções nos municípios de Sem Peixe, Rio Doce e Córrego Novo, que já se encontram em fase adiantada de execução.

O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), coronel Giovanni Gomes da Silva, também participou da solenidade e reforçou o apoio, ao Executivo estadual e aos municipios, para a implantação de políticas públicas que tragam benefícios à população.

“A entrega do sistema de esgotamento sanitário é de extrema relevância, em um contexto de grande parte da população brasileira que não tem acesso a esgoto tratado. São José do Goiabal é, hoje, uma cidade privilegiada por atingir essa marca de 100% do esgoto tratado, fruto de uma administração séria na prefeitura, no Governo do Estado e que tem o apoio do governo federal”, salientou.

Água potável

Também nesta sexta-feira, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com a Prefeitura de São José do Goiabal, anunciou o início das obras para perfuração de um poço tubular profundo na comunidade rural de Biboca. Com a obra, será possível ampliar a oferta de água potável na região, beneficiando 95 famílias. As obras serão iniciadas em agosto de 2021.

A perfuração do poço será feita por meio do edital 001/2020, publicado pela Semad, que selecionou 44 municípios mineiros para a instalação de 100 poços tubulares profundos para ampliar a oferta de água potável. A perfuração é feita por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre a Semad e a Copasa, em que a pasta ambiental do Governo de Minas fornece as perfuratrizes e demais equipamentos. Já os trabalhos de perfuração ficam a cargo da companhia de saneamento.