Secretário de Planejamento e Gestão apresenta esclarecimentos sobre operação que garantirá recursos para 13° salário do funcionalismo

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy, participou de reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta segunda-feira (2/12), para esclarecer dúvidas dos deputados envolvendo o projeto de lei 1205, de 2019. O projeto autoriza o Estado a realizar operação financeira que permitirá pagar o 13° salário e pôr fim ao parcelamento de salários dos servidores do Executivo por um período de tempo. 

A operação prevê a venda de valores que o Estado tem a receber da Codemig nos próximos 12 anos. Os valores da Codemig representam 49% do montante que o Estado recebe pela exploração do nióbio. Os outros 51%, que são recebidos via Codemge, não serão envolvidos na operação.  

Otto apontou que a operação financeira está em consonância com o que prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“O Estado busca vender valores que o Estado tem a receber da Codemig. A operação não traz endividamento, não envolve receita de tributos, não envolve garantia. Ou seja, não é operação de crédito e não descumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirmou em reunião conjunta das Comissões de Administração Pública e de Minas e Energia.

Otto Levy também explicou que o valor mínimo para a operação será definido em data próxima à operação, para evitar que o Estado perca recursos. O secretário comprometeu-se a disponibilizar todos os detalhes utilizados para cálculo do valor mínimo à Assembleia posteriormente. 

“O valor mínimo para a operação ainda será definido. Para essa projeção, são considerados plano de produção futuro, capacidade de produção, projeção de preços de produtos, taxa de câmbio, volume de vendas”, afirmou Otto.
 

 Crédito Imagem: Daniel Protzner / ALMG