Você está aqui:

Notícias

Rede de Ouvidorias debate lei para usuário de serviços públicos

Rede de Ouvidorias debate nova lei voltada para o usuário de serviços públicos

Representantes de todo o país se reuniram na Cidade Administrativa para traçar o futuro dos canais de comunicação com a sociedade

 

Representantes de ouvidorias públicas de todo o país participaram nesta sexta-feira (24/11), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, da 5ª Reunião Extraordinária da Rede de Ouvidorias. No total 15 estados integraram (presencialmente e através de videoconferência) os debates do decreto que irá regulamentar a Lei 13.460/2017.

A lei dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário de serviços públicos da administração pública. Irá vigorar a partir de 2018 para a União, estados e municípios com mais de 500 mil habitantes.

O ouvidor-geral do Estado (OGE), Wadson Ribeiro, ressalta que entre os avanços da nova legislação está a determinação de que a única porta de entrada de demandas referentes aos serviços públicos são as ouvidorias.

“O decreto regula o papel e a atuação das ouvidorias públicas que se caracterizam como o principal mecanismo de participação dos cidadãos junto aos governos. Ele determina as ouvidorias como único canal de entrada, tramitação e retorno aos cidadãos das demandas apresentadas”, afirma Wadson.

A Rede de Ouvidorias integra o Programa de Fortalecimento das Ouvidorias e representa um esforço conjunto para a promoção da participação da sociedade na gestão pública. Para o ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Júnior, além da troca de experiência, a rede também é um marco sobre a evolução das ouvidorias.

“Consolidamos ao longo de 2016 uma atuação conjunta, apesar de todas as nossas diferenças e peculiaridades, pensando no cidadão. Os debates em torno do decreto de regulamentação da lei é mais uma prova do esforço para contemplar todas as diferentes opiniões e experiências”, diz Waller.

Notícias relacionadas

Governador destaca ações do Estado para a economia durante o Conexão Empresarial, em Tiradentes
12/06/2017

O governador de Minas, Fernando Pimentel, participou nesta sexta-feira (9/6) do Conexão Empresarial, em Tiradentes, quando destacou ações recentes do governo estadual para incentivar a economia mineira, além de medidas que já resultaram em melhorias na prestação de serviços como segurança e saúde.

GOVERNO DIVULGA CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DE SERVIDORES
01/08/2017

O Governo de Minas Gerais anunciou nesta segunda-feira (31/07) o novo calendário de pagamento dos salários dos servidores públicos estaduais para os próximos dois meses. As datas de pagamento em agosto são: 11, 23 e 30. Em setembro os servidores receberão nos dias 13, 21 e 27.

Fórum reúne gestores estaduais de Relações Internacionais pela primeira vez em Minas Gerais
31/08/2017

Realizado em dois dias (29 e 30/8), o Fórum RI 27 ocorreu no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. No primeiro momento, a principal atividade foi o lavramento do regimento interno do Fórum, momento considerado histórico pelo presidente e demais participantes.