Controladoria-Geral é premiada “órgão de controle do ano”

Controladoria-Geral do Estado é premiada “órgão de controle do ano”

Reconhecimento foi no prêmio PPP Awards & Conference Brazil, que realizou a entrega aos vencedores em São Paulo

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), órgão de controle interno do Governo de Minas Gerais, venceu o prêmio PPP Awards & Conference Brazil na categoria “órgão de controle do ano”. A premiação aconteceu em São Paulo.

O evento tem como objetivo prestigiar trabalhos de Parcerias Público-Privadas desenvolvidos no Brasil para inspirar o desenvolvimento das boas práticas nesse mercado. “É um prêmio muito importante para a CGE, que reconhece especialmente um trabalho minucioso que é a auditoria em PPP”, afirma o controlador-geral, Eduardo Martins de Lima.

Alan Miron, chefe de gabinete, e Cynthia Martins Vieira, diretora da área de auditoria em concessões, representaram a CGE-MG na premiação. “Os trabalhos que estão sendo realizados em 2017 foram avaliados pelos jurados, mas acredito que a dedicação da equipe exclusivamente ao tema também contribuiu para o bom resultado na premiação. Por ser uma temática muito específica é corrente a necessidade de equipes especializadas para correta interpretação dos pontos sensíveis relativos aos contratos de parcerias”, afirma Cynthia.

Instituída pela Lei n. º 11.079/04, as parcerias público-privadas já somam mais de R$ 16 bilhões em contratos no Estado, segundo levantamento realizado pelo CGE. Nos últimos anos, a Diretoria de Auditoria em Concessões realiza um diagnóstico desses contratos, o que proporcionou maturidade à equipe para análise desses tipos de instrumentos.

Vieira afirma que o sucesso da PPP depende de estudos de viabilidade que garantam a qualidade do contrato e os corretos estímulos para mensuração dos índices de serviços contratados. “Mas isso é só o início do processo, pois essas parcerias têm longo prazo de duração, entre 5 e 35 anos, o que traz um grande desafio para suas gestões”, conclui.

Recentemente, a CGE recebeu outra premiação. O Portal da Transparência foi vencedor do prêmio José Costa 2017 na categoria Qualidade da Democracia.