Programa de Desenvolvimento de Lideranças, do Transforma Minas, promove palestra on-line sobre engajamento e propósitos

Evento contou com a participação de cerca de 50 gestores do Estado

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugesp), promoveu, na noite dessa quarta-feira (28/10), a palestra “Diálogo sobre engajamento e propósito: práticas aplicáveis ao setor público”. O evento, que contou com a participação de cerca de 50 gestores do Estado, é mais um dos encontros do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), do Transforma Minas – um dos principais instrumentos do Governo estadual na área de gestão de pessoas. Saiba mais sobre o Transforma Minas aqui.

No encontro, que ocorreu na data em que se comemora o Dia do Servidor Público, a subsecretária da Sugesp, Kênnya Kreppel, parabenizou os funcionários públicos, que contribuem para a boa governança, e destacou o tema da palestra.

“Não por acaso escolhemos esta data e este tema para o dia. Engajamento e propósito estão diretamente relacionados à concepção do Transforma Minas e à essência do conceito de servidor público. Estar envolvido por completo com o ambiente, com o contexto, com as entregas, com os resultados, e ver sentido nisto, faz toda a diferença”, destacou.

Depois de também parabenizar os servidores públicos, o secretário adjunto da Seplag, Luís Otávio Milagres, reforçou a importância do engajamento. “É uma reflexão individual sobre propósitos, mas cada um de vocês tem o dever de estimular o engajamento no grupo de servidores que lideram”, disse.

A palestra contou com a participação da consultora de Desenvolvimento e Liderança, Aline Souki, que propôs uma reflexão entre os participantes sobre o “Ikigai”. Ao apresentar o termo japonês, que significa “uma razão para ser”, a consultora instigou os líderes a pensarem os propósitos de cada um.

Desenvolvimento de lideranças

Além de realizar a seleção de profissionais, o Transforma Minas promove o desenvolvimento e o desempenho dos selecionados. Dessa forma, o PDL, lançado em novembro de 2019, em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP), é estruturado em módulos e voltado para servidores do segundo nível hierárquico do governo, buscando valorizar e desenvolver competências específicas para cargos de liderança, como orientação para resultados, engajamento e comunicação.