Você está aqui:

Notícias

Processo do PMI encerrado com entrega de propostas

Processo do PMI encerrado com entrega de propostas

 

O Governo de Minas Gerais lançou, em abril deste ano, o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a implantação de plataforma tecnológica para fiscalização eletrônica de veículos e cargas nas rodovias federais e estaduais e vias urbanas do Estado. Com a participação de diversos órgãos e secretarias (BDMG, IMA, PCMG, PMMG, SEF, SEPLAG, SESP, DEER), a Prodemge coordenou o processo de PMI que buscou receber da inciativa privada, sugestões para atender à proposição apresentada pelo Governo na busca de soluções para aprimorar a capacidade de resposta de agentes estaduais, com aplicação de inteligência artificial para a identificação de dados e eventos relevantes nas áreas tributária e de segurança pública.

"Lançamos esse importante projeto de fiscalização e vigilância eletrônica com o uso intensivo de tecnologia da informação e comunicação, agregando nove órgãos distintos da administração pública estadual. Finalizada a etapa de manifestação de interesse, podemos afirmar que o PMI foi um sucesso absoluto, com o recebimento de propostas muito consistentes", explica o diretor de Infraestrutura e Produção (DPR) da Prodemge e coordenador do Grupo Gestor do PMI, Pedro Ernesto.

O projeto contempla a criação de uma solução de captura, transmissão, armazenamento, tratamento e monitoramento de dados eletrônicos de veículos e cargas que trafegam nas rodovias federais e estaduais e vias urbanas do Estado, com fins de fiscalização, monitoração e ações nas áreas tributária, de segurança pública, de controle sanitário e operações viárias.

Desde o lançamento do Edital PMI – 01/2017, em 18/4, até o prazo final de entrega das propostas, em 15/9, foram realizadas três sessões públicas de esclarecimentos e 11 reuniões com empresas fornecedoras de tecnologia, tendo sido todas as reuniões registradas em atas e gravadas em áudio, em um processo fortemente marcado pela transparência. Neste processo, participaram cerca de 63 empresas. Ao final, seis empresas enviaram propostas, sendo três delas constituídas por consórcios.

As propostas foram entregues à Câmara de Orçamento e Finanças (COF), em reunião realizada no dia 2/10, no BDMG. “A próxima etapa será a de criação do edital da parceria público-privada (PPP), em um trabalho coordenado pela Seplag e pelo BDMG”, explica a assessora da DPR, Margareth Guelber, que representará a Prodemge nesta etapa.

Notícias relacionadas

Governador destaca ações do Estado para a economia durante o Conexão Empresarial, em Tiradentes
12/06/2017

O governador de Minas, Fernando Pimentel, participou nesta sexta-feira (9/6) do Conexão Empresarial, em Tiradentes, quando destacou ações recentes do governo estadual para incentivar a economia mineira, além de medidas que já resultaram em melhorias na prestação de serviços como segurança e saúde.

GOVERNO DIVULGA CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DE SERVIDORES
01/08/2017

O Governo de Minas Gerais anunciou nesta segunda-feira (31/07) o novo calendário de pagamento dos salários dos servidores públicos estaduais para os próximos dois meses. As datas de pagamento em agosto são: 11, 23 e 30. Em setembro os servidores receberão nos dias 13, 21 e 27.

Fórum reúne gestores estaduais de Relações Internacionais pela primeira vez em Minas Gerais
31/08/2017

Realizado em dois dias (29 e 30/8), o Fórum RI 27 ocorreu no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. No primeiro momento, a principal atividade foi o lavramento do regimento interno do Fórum, momento considerado histórico pelo presidente e demais participantes.