Governo de Minas Gerais nomeia 146 servidores para a Unimontes

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

 

Governo de Minas Gerais nomeia 146 servidores da Unimontes

Com a nomeação de 80 professores e 66 médicos, mais de 80% do quadro de docentes da universidade passa a ser de efetivos

 

A edição desta quarta-feira (20/9) do Diário Oficial de Minas Gerais traz a nomeação, pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, de 80 professores e 66 médicos para a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Com a publicação, foram alcançadas 581 nomeações dos aprovados no concurso público para professor de Educação Superior da Unimontes, para o qual foram oferecidas 637 vagas. 

A nomeação desta quarta-feira inclui candidatos aprovados para lecionar nos departamentos de artes, biologia geral, ciências da computação, ciências exatas, clínica médica, comunicação e letras, direito privado, direito público adjetivo, educação física e do desporto, educação, enfermagem, fisiopatologia, geociências, história, métodos e técnicas educacionais, odontologia, política e ciências sociais.

Para o secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, a nomeação de 146 professores e médicos da Unimontes representa um marco histórico na relação do Governo do Estado com suas universidades no sentido de fortalecê-las e perenizar os seus quadros com professores e técnicos concursados. “Com isso, a Unimontes passa a ter um quadro mais estável de concursados, o que representa um compromisso do governador Fernando Pimentel com a qualidade do ensino público em Minas Gerais, que inclui também a educação básica”, afirma.

O reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, destacou o índice de estabilidade funcional conquistado pela universidade com a realização do concurso. “O quadro de efetivos da universidade supera 80%, cenário bem diferente do período antes do concurso, quando a instituição contava com menos de 30% de docentes concursados”, afirma.

 

Médicos

Além dos professores, também foram nomeados 66 médicos para atuarem no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Unimontes. O concurso foi inédito na história da instituição, com a abertura de 100 vagas. A previsão é que os outros 34 aprovados sejam nomeados em breve.

Os novos atos, que contemplam as diversas especialidades médicas, garantirão a melhoria da assistência à saúde prestada pelo HUCF, com abrangência aos diversos setores da unidade. O pronto-socorro, por exemplo, atende em média 200 pacientes por dia. O Hospital da Unimontes oferece atendimento gratuito bancado 100% pelo Serviço Único de Saúde (SUS).

Foram nomeados os médicos especialistas aprovados para as áreas de anestesiologia, endoscopia, cirurgia cabeça e pescoço, cirurgia cardiovascular, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia torácica, dermatologia, ecografia, endocrinologia, endoscopia, geriatria, ginecologia, hematologia, infectologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, patologia, pediatria, psiquiatria, radiologia, ultrassonografia e urologia.

“Este é um momento especial, que dá sequência a um processo de estabilidade funcional para o corpo médico do Hospital Universitário da Unimontes”, avalia o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, que destacou o reconhecimento do Governo de Minas Gerais na discussão pelas soluções que contemplam, agora, os aprovados no concurso público para o HUCF e para os professores de Educação Superior.

Todas as informações acerca da documentação para a posse dos candidatos estão disponíveis no site da diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH). Os candidatos nomeados serão convocados para realização de exame médico pré-admissional, conforme cronograma elaborado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). O ato de posse acontecerá dentro de um prazo de 30 dias – contados a partir da nomeação.