Governo de Minas Gerais faz nomeação histórica para UEMG

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Depois de 28 anos de existência, a Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) contará pela primeira vez com um corpo docente formado majoritariamente por professores concursados. A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) publicou a nomeação de 463 professores para atuar em onze unidades da universidade, localizadas em sete municípios: Belo Horizonte, Barbacena, João Monlevade, Ubá, Leopoldina, Frutal e Poços de Caldas. 

Para o secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, a nomeação demonstra o compromisso do governador Fernando Pimentel com a qualidade do ensino público. “A partir de agora, a Uemg passará a ter um importante contingente de professores efetivos, o que terá um reflexo direto nas atividades de pesquisa e extensão, fortalecendo a universidade”, destaca. 

Essa é a primeira vez que um concurso para a Uemg é realizado com o volume de vagas (519) disponibilizado no Edital 008/2014. “A nomeação corrige a situação de precariedade do quadro de pessoal da universidade após a inconstitucionalidade da Lei 100, que deixou a UEMG com apenas 8% de professores efetivos”, afirma o reitor da Uemg, Dijon Moraes Júnior. 

As nomeações também favorecem o cumprimento das exigências para o recredenciamento da Uemg como universidade pública. As vagas restantes do concurso de 2014 serão encaminhadas à Comissão de Orçamento e Finanças (COF) assim que novos estudos que não comprovem impacto financeiro, que estão em curso, forem concluídos.

O reitor destaca a importância dessas nomeações para a consolidação da Uemg e o fato de as onze unidades de ensino da capital e interior. “Esta nova realidade contribuirá muito para a melhoria do ensino, pesquisa e extensão da nossa instituição, que presta um relevante serviço à população mineira”, destaca. Por solicitação da Uemg, já foi aprovada pelo Governo a realização de um próximo concurso para as suprir as unidades não contempladas no concurso 008/2014.