Governo de Minas inaugura UAI de Barbacena

Submitted by prgaapmadmin on

Com a presença do vice-governador Antonio Augusto Anastasia, o Governo de Minas inaugurou, nesta quinta-feira (18), mais uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI). A unidade de Barbacena é a quarta no Estado e vai oferecer aos cidadãos de toda a região da Zona da Mata o acesso rápido a diversos serviços prestados pela União, Estado e Município. A cidade não dispunha desse tipo de atendimento e passa a ter um posto com 25 guichês, auditório com capacidade para 30 pessoas e acessibilidade a portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida.

Com a reestruturação dos antigos postos Psiu, os novos padrões de serviços são oferecidos dentro de um modelo inovador de gestão, com um moderno conceito de recepção ao cidadão mineiro e com a nova denominação UAI. A inauguração da unidade de Barbacena totaliza 27 postos de atendimento Psiu, sendo quatro UAIs. Até 2010, todos os postos do Psiu estarão adaptados e mais três serão inaugurados, completando 30. As outras três UAIs estão instaladas no Barreiro (na capital), São João del-Rei (região do Campo das Vertentes), e Lavras (Sul de Minas).

A inauguração da UAI significa, na verdade, a modernização efetiva do serviço público em Minas Gerais. Nossa melhoria nos indicadores do serviço público já é uma realidade. Mas é muito importante que o cidadão mineiro, no seu cotidiano, no seu dia-a-dia, sinta a melhoria do serviço publico no Estado de Minas Gerais, ressaltou o vice-governador. Os postos UAI são modernos, informatizados, com servidores treinados. O serviço beneficiará moradores de Barbacena e região. Há aqui um sistema muito firme de controle de qualidade e todo cidadão deve ser bem atendido, deve ter a sua vida facilitada. Esse posto integra o Projeto Estruturador que o governador Aécio Neves criou para Minas Gerais chamado Descomplicar, ou seja, agir de maneira mais fácil, menos burocrática, favorecendo ainda mais o cidadão mineiro, explicou Anastasia. O Descomplicar é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

As mudanças envolvem a otimização do parque tecnológico, disponibilização de equipamentos de informática com modelos de última geração, aumento do link de internet, implantação de câmeras de segurança e terminais de auto-atendimento, importantes para redução e eliminação de filas e, conseqüentemente, diminuição do tempo de espera do cidadão. Para implantação da UAI Barbacena foram investidos R$ 300 mil do Tesouro Estadual. A unidade tem capacidade para realizar 800 atendimentos por dia.

Serviços

São oferecidos serviços da Secretaria de Defesa Social (Seds), por meio do Instituto de Identificação e Detran, ligados à Polícia Civil; da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine); da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF); da Ouvidoria Geral do Estado; do Procom; da Copasa e do Juizado de Conciliação. A unidade conta também com um Telecentro, que vai permitir ao cidadão acesso gratuito à internet, incluindo a utilização do correio eletrônico; a capacitação profissional, por meio de cursos à distância; a realização de pesquisas escolares e acesso a serviços de utilidade pública, além da elaboração de currículos. Tudo isso com a presença de técnicos de informática para auxiliar os usuários.

As UAIs são instaladas estrategicamente no Estado e o objetivo é reunir em um mesmo espaço físico vários órgãos e entidades integradas, melhorando a qualidade dos serviços públicos e oferecendo um novo conceito de atendimento ao cidadão mineiro.

O Detran/MG disponibiliza a marcação e aplicação de exame de legislação e prático para Carteira Nacional de Habilitação (CNH); adição de categoria à carteira; renovação da CNH e cópia de prontuário. A Sedese prestará serviços como intermediação de mão-de-obra, seguro desemprego e cadastro de empresas para oferta de vagas no mercado de trabalho.

O Centro de Interligação Empresa Escola (CIEE) está presente, com encaminhamento de estagiários para empresas dos municípios da região. O Instituto de Identificação disponibiliza a emissão da primeira e segunda vias da carteira de identidade, assim como a retificação do nome; atestado de antecedentes criminais fornecido na hora; e inscrição do número do CPF no documento de identidade.

A SEF disponibiliza a emissão e reemissão de guia de arrecadação, informações sobre IPVA e emissão de Certidão de Débitos Tributários (CDT) para pessoa física. A Ouvidoria Geral do Estado faz o recebimento de sugestões, reclamações ou denúncias relativas aos órgãos do Sistema Estadual, abrangendo as áreas ambiental, Fazenda, patrimônio e licitações públicas, saúde, sistema penitenciário e educacional. O Juizado de Conciliação disponibiliza a conciliação de conflitos e a Copasa a emissão de segunda via de faturas de serviços, mudança de endereço e solicitação de religação de fornecimento.

A Prefeitura também disponibiliza na unidade os serviços da Superintendência Setorial de Registros Administrativos e Protocolo e do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Saneamento.

A UAI de Barbacena fica na rua Silva Jardim, 340 – bairro Boa Morte. Mais informações sobre os serviços pelo (32) 3331-8001.