Você está aqui:

Notícias

Servidores de carreira são maioria entre selecionados no Transforma Minas

Secretário Otto Levy apresentou dados sobre o Programa em audiência pública na ALMG

O secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Otto Levy, destacou, nesta quarta-feira (21/8), a intensa participação de servidores de carreira no Transforma Minas, programa de atração e desenvolvimento para posições estratégicas do Governo de Minas. 

“Das 139 vagas abertas, já tivemos até o momento 121 selecionados para cargos de liderança. Entre eles, 80 são servidores de carreira. Isso é mais uma prova da seriedade e da transparência do programa”, afirmou Otto Levy.

O secretário participou de audiência pública na Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta quarta, na qual foram esclarecidos critérios do programa. As secretárias da Seplag, Kênnya Kreppel, de Gestão de Pessoas, e Beatriz Góes, de Gestão Estratégica, também estiveram presentes.

“É uma mudança de cultura na gestão de recursos humanos do setor público. O Transforma Minas é um divisor de águas no país, inspirado nas melhores experiências internacionais de países como Chile, Austrália e Reino Unido”, destacou Otto Levy.

O Programa

O Transforma Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), é um modelo de seleção e avaliação profissional que engloba não só conhecimentos técnicos e formação dos candidatos, mas, também, capacidade de liderança, resolução de conflitos e proposição de soluções. Para vagas de lideranças regionais, é importante também o conhecimento da realidade local. 

A metodologia é baseada em competências e estabelece critérios objetivos e transparentes para preenchimento de cargos de liderança. Após o período de inscrições, os selecionados participam de um processo de pré-seleção com diferentes etapas, como avaliação curricular e entrevista. 

Na sequência, os profissionais selecionados cumprem um programa de desenvolvimento no qual terão a oportunidade de desenvolver e aprimorar habilidades e competências de gestão e liderança, debater desafios da função e alinhar metas e resultados esperados. O objetivo é mudar a cultura da gestão de pessoas no setor público, com foco na eficiência na prestação de serviços públicos.

O Transforma Minas é fruto de Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo de Minas e a Aliança, que reúne organizações do terceiro setor e é formada pelas fundações Brava e Lemann, além dos institutos Humanize e República, sem contrapartida financeira para o Estado. O Vetor Brasil é parceiro executor do programa na etapa de seleção, enquanto a Fundação João Pinheiro atua nas etapas de desenvolvimento do servidor. 

Números do Transforma Minas

•    1,4 milhão de acessos ao Site do Transforma Minas;
•    6 mil inscritos em todos os processos seletivos;
•    4 mil currículos analisados;
•    Mais de 900 entrevistas por competências realizadas;
•    139 vagas abertas
•    121 selecionados (80 são servidores de carreira)
•    15 processos seletivos em andamento
•    3 vagas com inscrições abertas

 

* Foto: Luiz Santana/ALMG

Notícias relacionadas

Serão preenchidas vagas de chefia, direção e superintendência das secretarias e órgãos da administração direta e indireta em órgãos estaduais

Serão preenchidas vagas de chefia, direção e superintendência das secretarias e órgãos da administração direta e indireta

Nesta terça-feira (12/3), foi aberto processo de inscrição para o cargo de diretor técnico da Prodemge.