Vencedores dizem que concurso ajuda a melhorar a gestão

Vencedores do 1º Prêmio Inova Minas Gerais apontam concurso como forma de melhorar a gestão e a qualidade dos serviços públicos

Expectativa para a 2ª edição é superar o número de trabalhos inscritos em 2016 e obter ideias e iniciativas que gerem benefício para a sociedade

Iniciadas no dia 23 de junho, as inscrições para o 2º Prêmio Inova Minas Gerais seguem a todo vapor. A expectativa da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), responsável pelo concurso, é superar o número de trabalhos participantes do ano passado – 234.

A principal razão para esse otimismo é a intensa divulgação do Prêmio Inova Minas Gerais na edição deste ano, principalmente no interior do estado. O prazo de encerramento das inscrições é o dia 24 de julho.

Um dos vencedores do Prêmio Inova Minas Gerais no ano passado, na modalidade Inovação em Políticas Públicas, Homero Souza Filho afirma que a iniciativa acaba estimulando os servidores a proporem estratégias e políticas públicas para alcançarem toda a população.

“O nosso projeto, por exemplo, que tratou da regionalização da assistência farmacêutica, tem um alcance importante em todos os municípios de Minas Gerais e dado resultados importantes para a população, mesmo com recursos escassos”, ressalta.

Já o servidor Paulo Sérgio Mendes César, que venceu na modalidade Inovação em Processos Organizacionais, diz que o prêmio representa, atualmente, a melhor oportunidade de vocalização das ideias e das atividades dos servidores públicos estaduais.

“O prêmio valoriza a experiência e a expertise dos servidores, submetendo suas ideias ao crivo de diversos profissionais qualificados nas diversas etapas de avaliação das propostas. Além disso, o concurso viabiliza o surgimento de diversas ideias que potencialmente fomentam a alavancagem do Estado no atual contexto de crise fiscal”, explica.

Um dos integrantes de outra equipe vencedora na modalidade Inovação em Processos Organizacionais, Damião José Rodrigues da Rocha, afirma que o Prêmio Inova Minas Gerais é muito importante, pois incentiva a produção de conhecimento e de ideias inovadoras, bem como a divulgação de projetos que estão sendo executados e que tem resultados na melhoria da prestação de serviços aos cidadãos.

“A experiência de participar tanto na execução do projeto MG App quanto de escrever sobre o trabalho foi extremamente gratificante, já que foi possível demonstrar todo o esforço da equipe para que o aplicativo fosse um sucesso no atendimento ao cidadão”, destaca.

A estagiária Danielle Xavier, outra vencedora da modalidade Inovação em Políticas Públicas, destaca que o Prêmio Inova Minas Gerais incentiva não apenas o funcionalismo público, mas também os estagiários do Governo de Minas Gerais a darem ideias e contribuírem para eficiência da gestão pública mineira.

“Vencer o concurso com o Projeto Escola Legal (cujo objetivo é implantar comissões mediadoras de conflitos nas escolas estaduais para diminuir o índice de violência nas instituições de ensino) foi importante para mim porque me estimulou a pensar em uma solução para uma questão importante do setor de educação”, afirma Danielle.

Temáticas reformuladas

Em 2017, o Prêmio Inova Minas Gerais permanece com duas categorias voltadas para a captação de iniciativas implementadas de sucesso e ideias inovadoras implementáveis. Estas categorias são compostas de duas modalidades: “Inovação em Processos” e “Inovação em Políticas Públicas”.

As temáticas desta edição foram reformuladas e tiveram como inspiração os eixos do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e a busca por iniciativas e ideias que beneficiem a sociedade.

O Prêmio é coordenado pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas em parceria com a Subsecretaria de Gestão da Estratégia Governamental. O concurso também conta com o apoio da Fundação João Pinheiro (FJP).

Estão aptos a se inscreverem no concurso servidores, empregados públicos e estagiários, com ideias e/ou iniciativas desenvolvidas individualmente ou em grupo. As premiações para os três primeiros colocados em cada uma das quatro categorias/modalidades são de: R$ 5 mil; R$ 3,5 mil e R$ 2 mil, respectivamente. As inscrições e a consulta ao edital do concurso devem ser feitas no site bancodeideias.mg.gov.br. A solenidade de entrega está programada para o mês de dezembro e contará com a presença do governador Fernando Pimentel.