Você está aqui:

Notícias

Transforma Minas conta com diferentes etapas de seleção e critérios objetivos para contratar profissionais

Programa de gestão de pessoas por mérito e competência está com inscrições abertas para sete vagas

O Transforma Minas, programa que está selecionando profissionais para atuarem no Governo de Minas Gerais, possui um processo seletivo transparente e completo, composto por diferentes etapas. Utilizando uma metodologia baseada em competências, o objetivo é transformar a cultura de gestão de pessoas no setor público e buscar candidatos comprometidos com resultados, promovendo a eficiência no Estado.

As etapas de seleção variam para cada vaga, mas algumas fases são comuns em todas as posições, como análise curricular e entrevista por competência. Para algumas vagas, são realizadas etapas de certificação ocupacional, teste de perfil, entrevista com especialista e entrevista final. As etapas de cada processo estão previstas no documento de “descrição da vaga”, disponível para cada oportunidade no site do Transforma Minas (www.transformaminas.mg.gov.br).

As inscrições são realizadas somente por meio do site do Transforma Minas e, antes de efetuar a inscrição, o candidato pode ver detalhes da vaga para a qual pretende concorrer, como remuneração, requisitos exigidos, requisitos desejáveis e atribuições do cargo, para avaliar se está de acordo com o seu perfil. 

Para algumas posições, as oportunidades são de ampla concorrência. Em outros casos, só podem se candidatar servidores efetivos do Estado, vinculados a uma carreira específica. Para se candidatar às vagas nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs), da Secretaria de Estado de Educação, por exemplo, era necessário ser aprovado, anteriormente, no processo de certificação ocupacional, que também foi realizado por meio do Transforma Minas.

Etapas

Durante a inscrição, são solicitados dados pessoais, currículo e demais informações compatíveis com o cargo, para verificação dos requisitos mínimos necessários para fazer parte do processo. A primeira etapa, de análise curricular, é eliminatória e avalia os históricos acadêmico e profissional dos interessados, bem como a motivação para concorrer ao cargo. Para continuidade no processo, são pré-selecionados os candidatos que apresentam o maior número de requisitos previstos na descrição da vaga e motivação coerente ao exercício daquela função.

A etapa de teste de perfil, por sua vez, não é eliminatória e só está presente no processo de seleção para algumas vagas. O candidato realiza dois testes online: um para descrever suas principais características profissionais e estilo de trabalho, e outro direcionado à análise de valores e aderência aos objetivos do Governo de Minas Gerais. Nessa etapa, é necessário informar o contato de referências profissionais que poderão ser contatadas pela equipe de seleção.

As demais etapas são de entrevistas e, em alguns casos, conforme consta na “descrição da vaga”, somente a entrevista por competências é realizada. Ela é eliminatória, individual e online, por meio de uma ferramenta de videoconferência. São avaliados aspectos da trajetória profissional do interessado, comportamentos, resultados obtidos, seu momento de carreira, entre outros. 

Algumas posições demandam entrevista com especialistas, também eliminatória e online. São convidados especialistas em gestão pública e também nas áreas de cada processo seletivo para avaliarem os conhecimentos específicos do candidato na área da posição almejada. Já na entrevista final, os finalistas da etapa de entrevista com especialistas são entrevistados pela equipe do Governo, que fica responsável pela escolha final e nomeação de quem assumirá a vaga. 
 

Notícias relacionadas

Serão preenchidas vagas de chefia, direção e superintendência das secretarias e órgãos da administração direta e indireta em órgãos estaduais

Serão preenchidas vagas de chefia, direção e superintendência das secretarias e órgãos da administração direta e indireta

Nesta terça-feira (12/3), foi aberto processo de inscrição para o cargo de diretor técnico da Prodemge.