Seplag participa de encontro em Fortaleza para debater projetos de desenvolvimento na área de atuação da Sudene

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Área contempla municípios do Norte de Minas

O subsecretário de Gestão e Apoio às Políticas Estratégicas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Otávio Maia, representou o Governo de Minas Gerais, juntamente com o diretor Geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Nilson Borges, na reunião de elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). O encontro foi realizado em Fortaleza, nesta quarta-feira (12/6), onde foram estabelecidos os critérios que serão utilizados para a priorização dos projetos dentro do Plano.

Na ocasião, foram discutidas as novas contribuições dos governos estaduais na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O PRDNE tem vigência de 2020 a 2023, tramitando juntamente com o Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal, como um instrumento de ação da Sudene para promover o desenvolvimento includente e sustentável de sua área de atuação.

“A expectativa é que o Plano contemple alguns dos projetos para o Grande Norte de Minas Gerais, que conta com 168 municípios que fazem parte da Sudene”, afirmou o subsecretário Otávio Maia.

O PRNDE foi aprovado em maio, durante a 25ª Reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Sudene, e possui diferentes projetos prioritários para o desenvolvimento da região. Durante o processo de construção do instrumento foram ouvidas sugestões dos governos estaduais e também de diversos segmentos da sociedade, por meio de consulta pública.

A próxima reunião será realizada no início do próximo mês, quando o Plano será finalizado e validado. Em seguida, ele será encaminhado à União para compor o PPA.