Você está aqui:

Notícias

UAI Móvel resgata conceito de cidadania

Com a proposta de facilitar a vida dos alunos residentes em áreas de maior vulnerabilidade social na Região Metropolitana de Belo Horizonte e que são candidatos ao programa Poupança Jovem, o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão implantou a Operação Assistida UAI Móvel com a utilização de uma van especialmente equipada para o atendimento. O serviço leva aos alunos a facilidade na emissão da carteira de identidade, inscrição e consulta do CPF. Na primeira semana de funcionamento do novo serviço foram expedidas 197 carteiras de identidade e preenchidas 216 fichas de CPF no município de Ribeirão das Neves.

O veículo do UAI Móvel está equipado com notebooks e interligado ao SIP, programa da Polícia Civil para emissão das cédulas de identificação, via GPRS. A unidade dispõe ainda de impressoras, máquinas fotográficas digitais e identificadores datiloscópicos necessários à emissão imediata e sem custos da identidade. As informações digitadas pelas atendentes são transferidas diretamente para a base de dados da Prodemge e do Instituto de Identificação. Cada equipe é formada por duas atendentes, coletadores de digitais, montadores de carteiras e um policial civil que coordena as atividades de identificação.

Segundo o coordenador do projeto na Seplag, Breno Duarte, o público beneficiário é composto de jovens que estudam em escolas públicas de ensino médio em locais selecionados por critérios que refletem o Índice de Criminalidade e Desenvolvimento Humano. Nós constatamos que muitos alunos não ingressavam no Programa Poupança Jovem devido à falta da carteira de identidade. Por isso, a prioridade do UAI-MÓVEL é atender as pessoas contempladas pelo Poupança Jovem que não possuem documentos de identificação. Mas como a demanda tem sido grande, nós acabamos abrindo para a comunidade local que já pode solicitar a carteira de identidade com maior rapidez e sem custo adicional, esclarece Duarte.

O município de Ribeirão das Neves foi o primeiro contemplado pelo programa e visitou 6 escolas. Para a Diretora Central de Gestão do UAI, Fernanda Girão, além de ser um serviço gratuito, o Uai Móvel proporciona maior comodidade ao cidadão, reduzindo o gargalo dos postos de atendimento. Segundo ela, a repercussão em Ribeirão das Neves foi surpreendente. Todos os estudantes que foram até o local de atendimento e integram o Poupança Jovem foram contemplados. Além do 1º e 2º anos, os alunos da 8ª série também se beneficiaram do serviço. Os próximos municípios incluídos no atendimento móvel serão Esmeraldas e Ibirité e, de acordo com a demanda, a comunidade também poderá usufruir dos benefícios.

Notícias relacionadas

18/05/2017

A inauguração da unidade de Barbacena totaliza 27 postos de atendimento Psiu, sendo quatro UAIs. Até 2010, todos os postos do Psiu estarão adaptados e mais três serão inaugurados, completando 30. As outras três UAIs estão instaladas no Barreiro, São João del-Rei e Lavras.

18/05/2017

As obras da nova unidade vão permitir a troca e ampliação do número de equipamentos de informática atualmente utilizados, aumento do link de internet, modernização do mobiliário e implantação de terminais de auto-atendimento para agilizar o atendimento dentro de um modelo inovador de gestão.

18/05/2017

A reestruturação da unidade de Sete Lagoas, que faz parte do Projeto Estruturador Descomplicar, oferece novos padrões de serviços aos cidadãos a partir de um inovador modelo de gestão, que disponibiliza todos os recursos operacionais necessários para o bom funcionamento do posto de atendimento.