​Sistema Estadual de Ouvidorias do SUS fortalece diálogo

13/04/2018

​Sistema Estadual de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde fortalece diálogo entre população e gestores

Nova organização das Ouvidorias do SUS de Minas Gerais possibilitará o registro das manifestações de cidadãs e cidadãos sobre serviços de saúde de maneira mais fácil e com melhor atendimento

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais (OGE-MG), realizou, nesta quinta-feira (12/4), em Belo Horizonte, o lançamento do Sistema Estadual de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SEOS).

Para a mesa de abertura do evento, estiveram presentes o secretário da SES-MG em exercício, Nalton da Cruz, a ouvidora de Saúde, Conceição Rezende, o ouvidor-geral do Estado em exercício, Fernando Máximo, o diretor-geral do Departamento de Ouvidoria do SUS do Ministério da Saúde (MS), Leonardo Almeida Dias, o defensor público e assessor de Planejamento e Infraestrutura, Ronildo Chaves, o vice-presidente do Cosems-MG, Hermógenes Vanelli, o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson da Silva, entre outros convidados.

Na oportunidade, o secretário da SES-MG, Nalton da Cruz, destacou a importância do novo Sistema de Ouvidorias para a saúde pública em Minas Gerais.

“Através desse novo sistema, foi possível estruturar as ouvidorias e aumentar seu alcance. Atualmente, contamos com 120 ouvidorias, servidores exclusivos e capacitados para trabalhar as questões trazidas pela população e um telefone exclusivo, o 136, para que mineiras e mineiros possam opinar, criticar, sugerir e elogiar os serviços de saúde. Dessa forma, podemos afirmar que o cidadão terá voz e nós poderemos ouvir suas solicitações”, disse.

Na sequência, a ouvidoria de Saúde, Conceição Rezende, enfatizou a construção de uma política de diálogo do cidadão com o poder público. "Se, antes, contávamos apenas com um canal de manifestação no Estado e alguns canais nos municípios, porém, ainda sem uma estrutura eficiente definida, hoje, já temos estruturas organizadas porque o Cosems-MG foi a entidade que intermediou o diálogo entre o Estado e todos os municípios”, explicou.

Já o vice-presidente do Cosems-MG, Hermógenes Vanelli, reiterou que o conselho sempre estará atento e disposto a cooperar para o fortalecimento da saúde pública em Minas Gerais.

Para o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva, “a partir da construção coletiva do SEOS, que contou com a participação de diferentes atores, como Funed, Fhemig e Hemominas, agora será possível qualificar de maneira mais adequada o atendimento em saúde”.

Em sua fala, o diretor-geral do Departamento de Ouvidoria do SUS do Ministério da Saúde, Leonardo Dias, destacou o trabalho para fornecer um embasamento legal e normativo para o funcionamento do Sistema Nacional das Ouvidorias Nacionais do SUS. "E o Estado de Minas Gerais é o primeiro do país a conseguir pactuar este sistema, inclusive à frente da própria União”, pontuou.

O ouvidor-geral do Estado em exercício, Fernando Máximo, reforçou que o objetivo com o novo Sistema Estadual de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde é, além de resolver as questões apresentadas pela população, também aperfeiçoar os serviços prestados pelo Estado.

O evento também foi marcado pela entrega de homenagens por parte da OGE às pessoas que contribuíram significativamente para a construção do Sistema Estadual de Ouvidorias.

Como entrar em contato com a Ouvidoria do SUS?

Cidadãs e cidadãos podem registrar suas manifestações por meio do telefone 136 ou pelo site www.ouvidoriageral.mg.gov.br. A ouvidoria ouve e acompanha os trâmites da manifestação até seu final, respondendo numa linguagem cidadã. Além disso, a Ouvidoria apresenta aos gestores e dirigentes dos órgãos e entidades do SUS e também aos Conselhos de Saúde relatórios de gestão, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos de saúde e aprimoramento da gestão.