Dia Internacional da Mulher

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Transforma Minas tem mais da metade das lideranças composta por mulheres

Nesta segunda-feira (8/3), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Transforma Minas, programa de gestão de pessoas e qualificação de lideranças do Estado, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), completa seus dois primeiros anos. No programa, reconhecido nacionalmente, a maior parte das lideranças selecionadas é composta por mulheres.

Simbólica, a data reforça a luta por igualdade de direitos e a importância de garantir paridade de gênero nos ambientes de trabalho, nos órgãos, nas entidades, nas instituições e em qualquer lugar. 

"Mais de 50% das lideranças selecionadas por meio do Programa são mulheres. O dado comprova a competência das mulheres para assumir cargos de liderança no setor público e destaca o potencial do Programa em criar estas oportunidades por meio de processos seletivos objetivos, democráticos e isonômicos”, reforça a superintendente Central de Política de Recursos Humanos da Seplag, Maria Muniz em conjunto com a coordenadora do Programa, Luciana Custódio. Na Seplag, elas são 60% dos ativos.

Desde o lançamento, no início da gestão, em 2019, o Transforma Minas já abriu mais de 200 processos seletivos e nomeou quase 190 lideranças para o segundo escalão do Governo de Minas e outros níveis hierárquicos. Mulheres foram selecionadas, por exemplo, para cargos de subsecretárias na Seplag, nas Secretaria de Estado de Educação (SEE), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), entre outros órgãos e entidades.

Competência e dedicação

A presença qualificada das mulheres na administração pública foi destacada, neste 8 de março, pelas gestoras da Secretária de Estado de Planejamento e Gestão. Também no Poder Executivo, as mulheres são maioria e correspondem a 56,23% dos servidores ativos. 

“Compartilho aqui toda a minha admiração e honra em poder compor um time formado por mulheres competentes, dedicadas e que contribuem, com empenho e excelência, para a qualidade na prestação de serviços à sociedade mineira”, afirmou a chefe de gabinete da Seplag, Sílvia Listgarten. 

A superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças, Larissa Lorena Rodrigues, salientou a importância de apoiar, incentivar, reconhecer e dar oportunidade às mulheres. “Nós somos fortes, capazes e podemos colaborar ainda mais! Com respeito e admiração a todas as mulheres”, destacou.

“Neste dia dedicado a mulher, que luta e nunca deixa de acreditar na própria força, dedicamos nosso respeito e nossa gratidão”, considerou a subsecretária de Gestão de Pessoas, Kênnya Kreppel.