Governador Fernando Pimentel recebe diretoria da Amirt

13/03/2018

Fernando Pimentel recebe diretoria da Associação Mineira de Rádio e Televisão

Durante encontro foi assinado convênio entre a Cemig e Tvs educativas de todo o Estado para a veiculação de mensagens de interesse público

O governador Fernando Pimentel recebeu nesta segunda-feira (12/3) no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, representantes da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) e de TVs educativas de diversas regiões do Estado. Durante o encontro, foi anunciada uma parceria entre a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e as redes de TV por meio da instituição, para a inserção de mensagens de interesse público na programação dos canais. Fernando Pimentel ainda recebeu da Amirt a Comenda do Mérito Radiofônico Januário Carneiro.

O convênio, segundo o governador, celebra o encontro que “tardou muito para acontecer” entre o Governo do Estado e as TVs educativas. “Nós fizemos isso com as rádios e agora estamos fazendo com as TVs utilizando a Cemig. É acima de tudo um reconhecimento do trabalho que vocês fazem no interior, que é importantíssimo. Esse trabalho das TVs educativas é que nos dá alento para acreditar que é possível para termos uma mídia melhor”, afirmou o governador.

De acordo com o convênio, as TVs educativas cadastradas junto à Amirt terão desconto no valor das faturas de energia. Como contrapartida, as emissoras veicularão 150 inserções mensais da companhia sobre dicas sobre uso seguro e eficiente da energia elétrica, segurança na rede, melhorias na rede, canais de atendimento com os clientes, direitos e deveres, entre outros. Em outubro de 2017, parceria semelhante entre a Amirt e Cemig contemplou diversas rádios associadas à instituição.

Segundo o presidente da Amirt, Mayrinck Júnior, a parceria é uma reivindicação que acontece há 20 anos e que só agora se tornou realidade. “Ao todo, 28 emissoras estão aptas a realizarem a parceria com o governo estadual. Dessas TVs, 26 estão no interior do Estado, atingindo cerca de 7,5 milhões de pessoas. São elas que dão voz e imagem às necessidades dessas comunidades”, disse.

Medalha

A Comenda do Mérito Radiofônico Januário Carneiro foi criada pela Amirt em 1988 para homenagear profissionais de rádio e TV, empresários, trabalhadores e personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham serviços prestados à radiodifusão mineira.

Também participaram da solenidade o subsecretário de Comunicação Social do Governo de Minas Gerais, Marcus Gimenez; o diretor de Comunicação da Cemig, Thiago Camargo; e o deputado federal Jayme Martins, além dos representantes das TVs.