Comunidade de Simplificação promove palestra sobre inovação

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Imagem removida.

A Comunidade de Simplificação promoveu nesta terça-feira (20/02) a palestra “Experiências Internacionais de inovação em políticas públicas” com o professor Ismael Blanco, do Instituto de Governo e Políticas Públicas (IGOP) e do Departamento de Ciência Política e Direito Público da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB).

Para o professor Ismael Blanco, o momento que o mundo vive hoje faz com que a inovação seja imperativa no serviço público, diante da crise econômica. “É preciso dinamismo, austeridade e diversidade para enfrentar este momento, especialmente no setor público”, disse. Ele citou ainda a tendência que o setor público tem de manter a estabilidade. “Os governos precisam de garantia jurídica, fazer uso racional dos recursos e manter a equidade, isso dificulta a implantação de ideias inovadoras”, afirmou. E continuou: “A grande administração não pode ser inovadora, mas devemos incentivar pequenos núcleos – microespaços – favoráveis à inovação”.

O secretário-adjunto da Seplag, César Lima, destacou a importância de quem se dedica ao estudo da administração pública ter um olhar crítico sobre os acontecimentos e as políticas. “O momento crítico do país exige mais de quem é do serviço público; as situações podem não ser novas, mas são cheias de complexidade, é bom ter parceiros para nos ajudar a entender o momento”, afirmou.

Cases

Ismael Blanco apresentou quatro casos de inovação em políticas públicas implantadas na Espanha: Catálogos del Paisaje, Ley de Barrios, Centros Cívicos de Girona e Supermanzana de Gràcia. Para cada um deles, mostrou os problemas enfrentados para que saíssem do papel e as soluções encontradas.

Entre outras novidades, Blanco falou sobre a diferença entre a inovação instrumental, que é uma mudança nas formas de operar para uma melhora da eficiência administrativa e a inovação substantiva, que apresenta uma mudança no enfoque das políticas públicas frente ao fracasso das soluções tradicionais.

Confira vídeo com trechos da palestra de Ismael Blanco:

 

 

 

Tags