Governo de Minas faz nova visita a local do rompimento de barragem em Brumadinho e reafirma compromisso com a busca de desaparecidos

Representantes do governo se reuniram com familiares das vítimas nas comunidades atingidas e apresentaram estratégias adotadas

Representantes do Governo de Minas visitaram, nesta sexta-feira (8/1), a área onde a barragem Mina Córrego do Feijão, administrada pela mineradora Vale, se rompeu em janeiro de 2019 em Brumadinho, município da região Central mineira. No encontro, solicitado pelos familiares das vítimas, foi reafirmado o compromisso com as buscas – que só foram paralisadas durante a pandemia de Covid-19 – para localizar as 11 joias ainda desaparecidas. Até o momento, devido ao trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), 259 vítimas já foram encontradas.

A visita incluiu as instalações e o alojamento que abrigam os militares da corporação, o mirante próximo ao local exato em que se deu o rompimento e as atuais estações de trabalho dos bombeiros, onde as buscas são realizadas diariamente. Na oportunidade, o Corpo de Bombeiros fez uma apresentação aos familiares sobre as estratégias adotadas na zona de buscas e ouviu, em uma roda de conversa, os familiares.

De acordo com o coordenador do Comitê Gestor Pró-Brumadinho e secretário-adjunto de Planejamento e Gestão, Luís Otávio Milagres de Assis, que esteve no local, a presença no território e os momentos de escuta das pessoas atingidas são muito importantes para a compreensão de suas demandas e problemas. “Além disso, reiteramos nossa atenção total e necessária com as buscas pelas joias. Continuamos absolutamente empenhados nesse propósito de localizá-las”, afirmou o gestor.

Compromisso

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Edgard Estevo, tranquilizou os familiares e ressaltou que a corporação, mesmo na estação chuvosa, que dificulta o trabalho de buscas, estará empenhada. “Continuaremos ostensivamente atuando diante de um planejamento de inteligência e segurança. Esse é o nosso compromisso. Com as famílias, com as joias e com toda a sociedade mineira”, garantiu.

Dessa forma, de acordo com o coronel, não há risco de encerramento das buscas e que as medidas para a segurança dos militares e de todos os trabalhadores em campo estão sendo tomadas. Para os representantes da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos do Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum), o compromisso de continuidade dos trabalhos traz alento e esperança. “Reafirmamos nosso comprometimento com as famílias, para um desfecho respeitoso a todos”, assegurou o coronel Edgard Estevo.