Caratinga ganha a mais nova UAI

Submitted by prgaapmadmin on

Os cidadãos de Caratinga e municípios vizinhos, na região do Rio Doce, recebem nesta sexta-feira (10), a 21ª Unidade de Atendimento Integrado (UAI) que o Governo de Minas entrega para facilitar a vida da população. A inauguração será feita pela Secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, às 11 horas, à Avenida Tancredo Neves, 727. Também estarão presentes ao evento a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Almeida Gazolla, o secretário de Estado de Defesa Social, Moacyr Lobato de Campos Filho, o Ouvidor-Geral Adjunto do Estado, Agílio Monteiro Filho, e o presidente da MGS, Antônio Alberto Moreira de Castro.

Em 2010, a Seplag entregou aos cidadãos mineiros as UAIs da Praça Sete, em Belo Horizonte, Poços de Caldas e Araçuaí, com investimentos de mais de R$ 10 milhões, gerando 500 empregos nessas cidades e proporcionando mais de seis mil atendimentos diários. Ainda este mês o Governo de Minas inaugura a UAI do Barro Preto, em Belo Horizonte, a segunda maior do Estado.

A UAI de Caratinga tem área de 710 metros quadrados e recebeu investimentos de R$ 800 mil. Para atender com eficiência os cidadãos a Unidade possui 40 funcionários, 16 guichês e 55 cadeiras para espera, com lugares destinados a pessoas com necessidades especiais. A Unidade tem capacidade para atender 900 pessoas por dia e disponibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, inclusive sanitários.

Serviços

A nova Unidade de Caratinga oferece diversos serviços à população em guichês como do Instituto de Identificação da Polícia Civil (onde o cidadão poderá solicitar a emissão da primeira e segunda vias da carteira de identidade e atestado de antecedentes criminais); Sistema Nacional de Emprego, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (com serviços de recolocação no mercado de trabalho, intermediação de mão-de-obra e obtenção de seguro desemprego); Cemig e Copasa. Os serviços do Banco Popular do Brasil também estão disponíveis como o pagamento de IPVA, DPVAT, INSS, DAE, entre outros.

Um novo serviço que será oferecido na Unidade é o da prova eletrônica de legislação do Detran/MG, para emissão da Carteira Nacional de Habilitação. Uma sala especial foi planejada com capacidade de aplicação de dez testes por hora.

Os cidadãos de Caratinga e região também poderão utilizar os serviços do Tribunal Regional Eleitoral, para emissão de certidão de quitação com a justiça eleitoral e consulta de locais de votação. A Unidade possui ainda um guichê Web com atendente, para quem tiver dificuldade em operar computadores e desejar utilizar todos os serviços oferecidos por meio da Internet. Outra opção na Unidade é o Totem de auto-atendimento onde é possível verificar a situação de veículos e condutores através de informações do Detran/MG, além da emissão de atestado de antecedentes.

A população também terá á disposição o Telecentro da UAI, com 8 computadores e um instrutor capacitado para auxiliar na digitação de textos, redação de currículos, além da possibilidade de realização de pesquisa na rede ou acesso à Internet. A UAI tem ainda auditório para treinamentos, palestras e cursos de capacitação.

A UAI de Caratinga funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e está localizada na Avenida Tancredo Neves, 727, na área central da cidade.