Governo de Minas entrega UAI de Curvelo

Submitted by prgaapmadmin on

O Governo de Minas inaugurou na quarta-feira (23) mais uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) para prestar diversos serviços públicos à população de Curvelo e de municípios vizinhos.

Com a inauguração da UAI, os moradores de Curvelo e de cidades próximas passam a contar com acesso rápido a diversos serviços como do Instituto de Identificação (carteira de identidade e atestado de antecedentes criminais), Sistema Nacional de Emprego (Sine), através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Detran e Copasa, entre outros.

A UAI tem ainda auditório para palestras e treinamentos e Telecentro com acesso gratuito à internet, para realização de pesquisas escolares, utilização de correio eletrônico, elaboração e envio de currículos. O Telecentro possibilita ainda a capacitação profissional de jovens em cursos profissionalizantes à distância, com assistência permanente de um técnico em informática.

A UAI de Curvelo recebeu investimentos do Governo de Minas de cerca de R$ 500 mil e ocupa prédio com área total de 570 metros quadrados, oferecendo conforto à população e, em especial, às pessoas com necessidades especiais. A nova Unidade possui 35 funcionários especialmente treinados para as atividades, atendendo os interessados em 14 guichês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A capacidade operacional da UAI de Curvelo é de 450 atendimentos por dia.

A Unidade de Atendimento Integrado de Curvelo faz parte do Projeto Estruturador Descomplicar, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, que mantém em operação no Estado as UAIs do Barreiro e Venda Nova, em Belo Horizonte, São João del-Rei, Lavras, Passos, Barbacena, Coronel Fabriciano, Sete Lagoas, Ponte Nova, Divinópolis, Muriaé, Patos de Minas, Pouso Alegre e Teófilo Otoni. Em janeiro de 2010 o Governo entrega as UAIs da Praça Sete, em Belo Horizonte, Uberaba e Paracatu.

Treinamento

Segundo a Diretora de Gestão da UAI, Fernanda Girão, o projeto de implantação das novas Unidades teve como foco a otimização do parque tecnológico, com disponibilização de modernos equipamentos de informática, aumento da velocidade da internet, implantação de câmeras de segurança e descentralização dos terminais de autoatendimento. Para ela, o formato dos novos postos muda totalmente o conceito de atendimento das unidades, sendo necessária a reformulação total dos processos, desde a melhor capacitação dos funcionários até a implantação de uma identidade visual, priorizando os serviços essenciais ao cidadão.

Devido à grande preocupação com a qualificação profissional nas unidades UAI, foi criado um programa de treinamento envolvendo todos os funcionários do serviço. A iniciativa do Governo de Minas baseia-se na Política de Atendimento ao Cidadão e tem o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento, com mais eficiência e rapidez. De acordo com Fernanda Girão, o programa uniformiza o processo de atendimento em todas as unidades do UAI no Estado. Também foi priorizado um treinamento específico para os funcionários de recepção, guichês e nos serviços de apoio.