Governo de Minas inaugura UAI em Araçuaí

Conteúdo Principal
Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena inaugurou, nesta quinta-feira (11/11), a Unidade de Atendimento Integrado (UAI), na cidade de Araçuaí, no Médio Jequitinhonha. A UAI tem como objetivo trazer um novo conceito de gestão, inovação e excelência no atendimento, além de integrar entidades governamentais que visam melhorar a qualidade dos serviços públicos.

Em seu pronunciamento, Renata Vilhena afirmou que iniciativas como a UAI são o resultado do empenho do Governo em atender o social e estão pautadas na busca persistente de ações com vistas ao desenvolvimento econômico e social. O padrão UAI estabelece metas de qualidade que são pactuadas no Acordo de Resultado de cada unidade. Entretanto, o bom resultado depende do comprometimento de cada um dos parceiros envolvidos, que têm papel primordial na qualidade do atendimento, afirmou.

Já a secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, Elbe Brandão, que também participou da solenidade, ressaltou que na atual gestão houve um crescimento da oferta de trabalho na região, ampliação do número de estradas pavimentadas e melhoria dos aeroportos locais, o que incentivou o turismo e o incremento das manifestações culturais, principalmente o artesanato. De acordo com Elbe, tudo isso fez com que a qualidade de vida da população aumentasse significativamente.

A UAI de Araçuaí é a vigésima unidade implantada pelo Governo de Minas Gerais e ocupa um prédio com 650 metros quadrados no bairro Nova Terra. A Unidade possui 15 guichês de atendimento, quarenta atendentes e capacidade para atender até 800 pessoas por dia. Foram investidos R$ 570 mil e a unidade atenderá também às demandas de cidades próximas como Coronel Murta, Virgem da Lapa, Francisco Badaró, Jenipapo de Minas, Novo Cruzeiro, Caraí, Padre Paraíso, Ponto dos Volantes e Itinga.

Entre os serviços prestados na unidade estão a emissão de primeira e segunda vias da carteira de identidade, carteira de identidade para estrangeiros e correção da carteira. A emissão do atestado de antecedentes criminais pode ser feita no totem de auto-atendimento, bem como serviços do Detran, entre eles, consulta e emissão da DAE referentes a veículos, dados do condutor, da habilitação e consultas relativas a defesas e recursos referentes a infrações também podem ser utilizados.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), presta serviços como intermediação de mão de obra, encaminhamento ao processo de pagamento do seguro desemprego e cadastro de empresas para oferta de vagas ao mercado de trabalho e realiza capacitação de mão de obra. Outro serviço disponível é o da Ouvidoria Geral do Estado, que recebe sugestões, reclamações ou denúncias relativas aos órgãos estaduais.

.Já a Seplag oferece serviços relativos a agendamento e realização de perícia médica de servidores estaduais, recadastramento de inativos, emissão da segunda via de contracheques e certidão de descontos e vantagens. Os segurados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) contam com serviços de atualização de pensão, auxílio-natalidade, emissão de cartão Ipsemg, demonstrativo de pagamento, marcação de consultas, pedidos de pensão, seguro e pecúlio, recadastramento de pensionistas e serviços hospitalares.

Um guichê é disponibilizado para atender a Cemig e Copasa, emitindo segunda via de faturas, registrando pedidos de mudança de endereço e religação de fornecimento de água e luz. A UAI de Araçuaí firmou parceria do Banco Popular do Brasil, que opera os serviços de pagamento da DAE, DPVAT, IPVA, seguro obrigatório e vários outros, agilizando a vida do cidadão.