AmbientAÇÃO promove Feira de Trocas na Cidade Administrativa

Conteúdo Principal
Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Ação integra a 1ª Semana Mineira de Redução de Resíduos

Sabe aquele modelo de celular antigo, que ainda funciona e você não usa mais? E aquelas roupas, no fundo do armário que você não veste mais? Ou ainda presentes que você ganhou e sinceramente não tem relação com sua personalidade? Chegou a hora de trocar. A partir desta quarta-feira (10) até o dia 23 de novembro o Programa AmbientAÇÃO recebe os objetos e materiais para a Feira de Trocas, que acontece no dia 26 de novembro na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.

A iniciativa integra a 1ª Semana Mineira de Redução de Resíduos, é realizada pelo Ambientação desde 2005 e é uma das ações de maior sucesso do Programa nas instituições do Governo de Estado. A proposta é estimular a prática do consumo consciente, o reaproveitamento e o viver sustentável, onde se reflete sobre valores supervalorizados em nossa sociedade como o consumismo e o egoísmo. Além de propiciar por meio da troca um prolongamento da vida útil do objeto trocado, uma vez que este iria ser simplesmente descartado.

Surgida no Canadá nos anos 1980, essas feiras se baseiam em princípios da economia solidária: substituir o lucro, a acumulação e a competição, pela solidariedade e cooperação.

A Feira de Trocas do AmbientAÇÃO será realizada no dia 26 de novembro, no térreo do prédio Minas, com início as 11h e término previsto para às 14h. Servidores e prestadores de serviços da Cidade Administrativa terão a oportunidade de trocar os objetos que já não querem, mas em bom estado de conservação e uso, por outros objetos que tenham interesse.

Em 20 de novembro de 2009, foram trocados na Feira de Trocas do AmbietAÇÃO, da qual participaram apenas os funcionários do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), 81% dos 519 itens arrecadados, os 19% restantes foram encaminhados para as famílias de catadores. Para a Cidade Administrativa, é esperada a troca de mais de 2500 itens.

Para participar, basta trazer quantos objetos desejar e trocar pelas moedas sociais, sendo que cada item corresponde a uma moeda. Os pontos de troca de moedas funcionarão das 10 às 16h. Mais informações, acesse o link http://feiradetrocas2010.webnode.com.br/

Saiba os locais:

Palácio Tiradentes - Apoio Operacional (3º Andar) – com Maria Regina Moreira, Simone Campos e Ingrid Silva – Ramal 59080.

Prédio Minas – Programa Ambientação (2º Andar, lado par, estação de trabalho 250) – com a comissão gestora.

Prédio Gerais – Superintendência de Imprensa, Segov (1º Andar, lado par, estação de trabalho 386) – com Berenice Martins – Ramal 50847 ou com Janderson Clayton Santos – Apoio Administrativo (1º andar, lado par, estação de trabalho 456), ramal 51053

Minas e Comunidade Européia realizam semana para redução de resíduos

Minas Gerais incluiu o Brasil como um dos primeiros países não integrantes da comunidade européia na Semana Européia da Redução de Resíduos. A Feam foi convidada a organizar, entre os dias 20 e 28 de novembro, a 1ª Semana Mineira de Redução de Resíduos integrada à Semana Européia da Redução de Resíduos. O objetivo do evento é promover o engajamento das entidades públicas e privadas e da sociedade em ações que estimulem a conscientização e a adoção de atitudes relacionadas à importância da redução de resíudos.

Em Minas Gerais, as atividades serão realizadas em diferentes regiões, no mesmo período em que acontecerá em 20 países da Europa e na República Dominicana, na América Central.

As ações desenvolvidas nas duas primeiras edições do evento europeu, bem como o histórico e a programação da Semana podem ser acessados no site www.ewwr.eu, em vários idiomas, inclusive, em português. As informações do evento em Minas Gerais também poderão ser acessadas no site da Semana Mineira de Redução de Resíduos: www.minasmenosresiduos.com.br.