Minas mostra nos Estados Unidos sistema de compras eletrônicas

Conteúdo Principal
Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Modelo mineiro destaca-se pela segurança e transparência

A política de compras eletrônicas do Governo de Minas será apresentada como destaque nesta semana na III Conferência Global de Compras Eletrônicas Governamentais que se realiza em Washington, de 9 a 12 de novembro. Nesta terça-feira (10) a Secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, participa de painel relatando a experiência do Estado na implantação do sistema de compras eletrônicas, a evolução, estrutura, fluxo e ganhos gerenciais obtidos a partir de sua implantação, além de apresentar case de um Projeto sobre Gestão Estratégica de Suprimentos.

A II Conferência Global de Compras Eletrônicas Governamentais é promovida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, Banco Mundial, Banco Asiático de Desenvolvimento e Banco Africano de Desenvolvimento. Participam do encontro representantes governamentais e especialistas de compras eletrônicas governamentais de mais de oitenta países.

Minas Gerais é o estado brasileiro que pioneiramente desenvolveu e implantou sistema tecnológico próprio e atualmente possui um Portal de Compras completo, integrado e de operação facilitada para o usuário do sistema. O Portal concentra todas as informações a respeito dos procedimentos de compras de Minas Gerais podendo ser acessado pelos cidadãos para acompanhar qualquer processo de compras por pregão em tempo real.

COMPRAS

O projeto de criação do Sistema de Compras Eletrônicas começou em 2003 quando o Governo de Minas iniciou um amplo processo de modernização da gestão pública. Até então os processos de compras eram desenvolvidos de forma manual e realizados diretamente pelos diversos órgãos da administração estadual dificultando desta maneira o controle e padronização dos procedimentos. Em 2004 o Governo de Minas integrou os sistemas de Compras e o SIAFI – Sistema Orçamentário e Financeiro, possibilitando que somente as aquisições de bens e serviços com processos de contratação registradas no sistema fossem processadas e pagas. Com esse sistema foi possível padronizar um fluxo de compras a ser seguido pelos 63 órgãos e entidades que compõem o Governo de Minas, possibilitando maior controle sobre os procedimentos licitatórios.

Para a secretária Renata Vilhena, essa padronização permitiu a formação de um catálogo de materiais e serviços classificados a partir da metodologia do Federal Supply Classification. que é utilizada internacionalmente em catálogos de materiais e serviços.

Atualmente, ela enfatiza, todas as informações das compras do Governo de Minas, inclusive de contratações para obras públicas, estão reunidas num portal único, de fácil acesso a fornecedores e ao cidadão, permitindo total controle que vai desde a demanda da compra, passa pelos fornecedores, entrada do material, movimentação de estoque e controle patrimonial.

A secretária finaliza informando que atualmente cerca de 86 por cento das compras do Governo de Minas são feitas por pregão e finalizadas em aproximadamente 30 dias. Segundo dados do Banco Mundial a média para finalização dos processos de compras em outros países é de seis meses.