Governo invova e envia lembretes ao cidadão por SMS

Submitted by prgaapmadmin on

O Governo de Minas, fazendo uso das novas tecnologias, abriu mais um canal de comunicação com os usuários que procuram as Unidades de Atendimento Integrado – UAI – de Belo Horizonte para a emissão de carteira de trabalho e entrada no processo do seguro desemprego. O serviço de envio de mensagens, o SMS (short message service), o popular torpedo, é mais uma ação dos Projetos Estruturadores Governo Eletrônico e Descomplicar, que buscam inovar e descomplicar as relações entre o Estado e o cidadão.

Desde o início de novembro, esses usuários das UAIs do Barreiro e Venda Nova já podem receber em seu celular uma mensagem de texto com o lembrete informando, com 24 horas de antecedência, a data, local e horário marcados para o seu atendimento na Unidade, além de outra mensagem informando que sua carteira de trabalho já está pronta e disponível para retirada.

Para receber os torpedos, que têm até 160 caracteres, os cidadãos precisam informar o número do celular no momento do agendamento na Unidade de Atendimento Integrado.

Objetivos

Além de ampliar e modernizar a comunicação entre o Estado e o cidadão, o envio dos torpedos tem por objetivo otimizar a gestão do atendimento nas Unidades de Atendimento Integrado, diminuindo o percentual de não-comparecimento no dia e hora marcados. Conforme dados do Centro de Solidariedade e Apoio ao Trabalhador – CSAT, de agosto a outubro de 2009, cerca de 50% dos cidadãos que agendaram o atendimento não comparecem para a realização dos serviços.

Como ressalta a diretora central de gestão da UAI, Fernanda Girão, quando há o agendamento e a pessoa não comparece para o atendimento, a unidade se prepara e fica com o horário comprometido, deixando de atender outro cidadão

Avaliação

O envio de mensagens já começou a gerar boa avaliação por parte dos usuários. Em pesquisa realizada pela Diretoria Central de Gestão da UAI, em 10 de novembro, foram ouvidos aproximadamente 50% dos usuários que receberam SMS no primeiro dia de funcionamento do serviço. Para 56% deles o fato de receberem o SMS foi considerado Ótimo, outros 44% consideraram Bom e nenhum usuário avaliou a medida como Regular ou Ruim.