Seplag lança treinamento para melhor atendimento ao cidadão

Conteúdo Principal
Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão lançou nesta segunda-feira (3), no Senac de Belo Horizonte, o programa PADES ÚNICO - ATP Minas, que vai oferecer aos órgãos e entidades estaduais um curso de capacitação para servidores que trabalham com atendimento público. O curso tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão e à sociedade e participaram do evento de lançamento, cerca de 30 diretores de Recursos Humanos estaduais.

O programa é resultado do levantamento do Plano Anual de Desenvolvimento do Servidor (PADES) que apontou a capacitação na área do atendimento como a principal demanda de diversos órgãos e entidades estaduais. É a primeira experiência do PADES ÚNICO que servirá de balizamento de ações para o próximo ano, sempre buscando tornar mais efetiva a profissionalização do servidor.

O ATP Minas foi desenvolvido pela Seplag em parceria com o Senac para atender as demandas de implementação de políticas públicas que propiciem o aumento do nível de satisfação do cidadão mineiro. Para isso, foi criado um curso construído com as especificidades do Governo de Minas, dividido em quatro módulos: Inovação, Atendimento, Comunicação e Gestão. O treinamento abrange, além da capacitação técnica, a incorporação de comportamentos e atitudes compatíveis com a função de acolher e orientar o público.

Conforme destacou a diretora Central de Gestão do Desenvolvimento da Seplag, Maria Angélica Azevedo Gama, o curso não é voltado para o desenvolvimento de conhecimentos e sim, de habilidades e atitudes. Segundo ela, o que se busca é ampliar a qualidade e eficiência do serviço de atendimento e otimizar os recursos públicos de maneira mais efetiva.

Até o final de 2008, serão capacitados 360 servidores das áreas de atendimento do Departamento Estadual de Telecomunicações, da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, da Defensoria Pública de Minas Gerais, da Loteria do Estado de Minas Gerais, da Imprensa Oficial, da Ouvidoria Geral do Estado, do Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais, da Polícia Civil de Minas Gerais, do Departamento de Estradas e Rodagem, e das Secretarias de Esportes e da Juventude, de Saúde e de Planejamento e Gestão. As aulas serão ministradas, a partir desta segunda-feira (3), por instrutores do Senac, em suas instalações na Rua Tupinambás e, também, nas instalações do Ipsemg e da Academia de Polícia Civil.