Usuários aprovam atendimento em Unidades de Atendimento Integrado em Minas

Submitted by prgaapmadmin on

Pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) constatou a satisfação de usuários que utilizam os postos das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) em Minas. As UAIs oferecerem aos cidadãos acesso rápido a diversos serviços públicos, como emissão de carteira de identidade, oferta de emprego, entre outros. Numa escala de 0 a 10, o atendimento nas 19 unidades em todo o Estado conquistou 9,3 entre os usuários entrevistados entre os dias 2 e 13 de agosto deste ano. Segundo o levantamento, as unidades de Patos de Minas e Curvelo receberam as maiores notas: 9,7 e 9,8, respectivamente.

Entre os principais pontos positivos das UAIs, apontados pelos entrevistados, estão a rapidez no atendimento nos guichês/eficácia e eficácia no atendimento (28,2%); bom atendimento/funcionários bem preparados (23,0%); educação/atenção dos atendentes nos guichês/respeito dos atendentes (12,5%); localização/fácil acesso (6,3%), e unificação dos serviços/prestação de serviços/praticidade (5,5%).

A pesquisa apontou ainda que 70% dos usuários tiveram sua solicitação atendida na primeira ida à unidade. Os maiores índices foram registrados em Teófilo Otoni (91%), Patos de Minas (89%) e Muriaé (88%). Os menores de resolução da solicitação com uma única ida à unidade foram constadados na UAI Barreiro, em Belo Horizonte (55%), e São João Del-Rei (56%). Além disso, 92% dos usuários consideram o tempo de atendimento muito rápido, rápido ou adequado e 83% dos mesmos disseram que o tempo de espera para serem atendidos não passou de 15 minutos. Já 99% dos usuários avaliaram o serviço que lhes foi prestado como ótimo ou bom.

Os entrevistados nas UAIs de Muriaé e Curvelo, 96% e 95% disseram ter despendido menos de dez minutos para o atendimento. No Barreiro e em Teófilo Otoni, foram 35% dos atendidos nesse quesito.

Foram ouvidos 6.331 usuários das Unidades de Belo Horizonte (Barreiro, Praça Sete e Venda Nova), Barbacena, Coronel Fabriciano, Curvelo, Divinópolis, Lavras, Muriaé, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Ponte Nova, Pouso Alegre, São João Del Rei, Sete Lagoas, Teófilo Otoni e Uberaba. A margem de erro global é de 1,23 ponto percentual e 5,2 para cada unidade pesquisada.

O levantamento constatou ainda que 18% dos usuários das Unidades de Atendimento Integrado têm renda de até um salário mínimo e 34%, recebem até dois salários mínimos mensalmente. Já 34% declararam ter ensino médio e 13% superior. Apenas um por cento da amostra declarou ser analfeta.

A Pesquisa completa está disponível no site do Projeto Estruturador Descomplicar, seção Downloads, em Apresentações.

Unidade de Atendimento Integrado

As Unidades de Atendimento Integrado fazem parte do Projeto Estruturador Descomplicar, da Secretaria de Planejamento e Gestão. Até o final do ano estarão em operação mais três Unidades de Atendimento Integrado, sendo duas no interior (Caratinga e Araçuaí) e uma Belo Horizonte, na Avenida Augusto de Lima, 1.833, no Barro Preto, local onde funcionava posto do Instituto de Identificação da Polícia Civil. Essa nova unidade terá capacidade para atender até 1.500 pessoas por dia.