UAI de Patos de Minas atenderá Microrregião

Submitted by prgaapmadmin on

A população de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, conta desde o dia 10 de setembro, com uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) com capacidade para atendimento diário de 550 pessoas. As instalações, que ocupam área de 665 metros quadrados, receberam investimentos de cerca de R$ 568 mil e conta com 45 funcionários para atendimento ao público.

Em seu pronunciamento, durante a solenidade de inauguração, a secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, destacou estarem as UAIs inseridas no projeto estruturador Descomplicar, criado para descomplicar as relações entre o Estado e o cidadão, o Estado e o empreendedor e entre as próprias instituições estatais, estabelecendo uma relação mais próxima com a população, com as iniciativas da indústria e do comércio.

A secretária disse que a UAI cria uma nova gestão de atendimento ao público, com metas estabelecidas para os atendentes e o cidadão é quem avalia os serviços prestados em cada unidade, que irá pesar na avaliação institucional e individual de cada coordenador. A Unidade de Atendimento Integrado atende uma determinação do governador Aécio Neves de fazer com que o Choque de Gestão chegue ao cidadão, o objetivo dessa melhoria, afirmou.

Na unidade – instalada à rua José de Santana, 1.307, no centro da cidade – foram integradas representações de diversos órgãos, com o que os moradores de Patos de Minas e dos municípios de Presidente Olegário, Patrocínio, Lagoa Grande, São Gotardo, Rio Paranaíba e Lagoa Grande, passam a contar com acesso rápido a diversos serviços como do Instituto de Identificação (carteira de identidade e atestado de antecedentes criminais), Sistema Nacional de Emprego (Sine), através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Detran, Minas Fácil, Cemig e Copasa, entre outros.

A UAI tem ainda Telecentro com acesso gratuito à internet, para realização de pesquisas escolares, utilização de correio eletrônico, elaboração e envio de currículos. O Telecentro possibilita ainda a capacitação profissional de jovens em cursos profissionalizantes à distância, com assistência permanente de um técnico em informática. Com a entrega da unidade de Patos, já são 12 as Unidades de Atendimento Integrado em funcionamento em todo o Estado. Elas estão localizadas em Belo Horizonte (Barreiro e Venda Nova), São João del Rei, Lavras, Passos, Barbacena, Coronel Fabriciano, Sete Lagoas, Ponte Nova, Divinópolis e Muriaé. Ainda neste semestre o Governo de Minas entrega a maior unidade do Estado, a UAI da Praça Sete, em Belo Horizonte.