Minas empresta tecnologia para Rondônia

Submitted by prgaapmadmin on

Referência internacional, modelo mineiro de compras públicas também

desperta interesse de Goiás e do Equador

O sistema de compras desenvolvido pelo Governo de Minas servirá de modelo para a modernização do setor na administração pública do estado de Rondônia. Em visita técnica à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) mineira, nesta segunda-feira (4), funcionários da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação, do Governo do Estado de Rondônia, conheceram o pregão eletrônico de compras de materiais e licitações e de fornecimento de produtos e serviços. Ainda nesta semana, a Seplag recebe técnicos do Governo de Goiás e do Equador com a mesma finalidade.

Além do conhecimento teórico do sistema mineiro de compras, os visitantes realizaram simulações e viram o funcionamento das etapas de solicitação das aquisições, que são feitas pelos 75 órgãos da gestão direta e indireta da administração pública de Minas. Nosso controle é feito manualmente, por meio de planilhas em programa Excel, explicou o analista de sistemas rondoniense, Elias dos Reis Lima. Em sua opinião, o Governo de Rondônia precisa adaptar um controle informatizado das licitações de compra com urgência, porque ainda não temos um controle de dados seguro, por meio de algum sistema.

A equipe de Rondônia, composta também pelo gerente de tecnologia da informação, da Superintendência de Compras e Licitações do Estado, Alessandro da Cunha Oliveira, e o chefe do núcleo de web design, Emiliano Matsumura Moran, foi recebida, na Seplag, pelo coordenador geral do Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços (Siad), Rodrigo Teixeira; pela coordenadora de registro de preços, Liliane Scalioni; e, pelo assessor da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto, Jean Mattos Duarte.

Na primeira parte do encontro, com encerramento na próxima quarta-feira (6), foram apresentadas as modalidades do Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços (Siad), responsável pelo controle de compras de materiais, e que oferece mais transparência e agilidade nas aquisições do governo mineiro.

O programa faz parte da atual política de controle fiscal que visa gastar menos com o próprio estado e mais com o cidadão. É uma forma eficiente encontrada pelo governo para uma melhor política de compras, implementado em 2003, explica Jean Duarte. Em breve, será celebrado um acordo do governo rondoniense com o Governo de Minas Gerais para a implantação desse sistema de compras.

Novos intercâmbios

A Seplag recebe novas visitas técnicas para intercâmbio de metodologias sobre o sistema de compras do Governo de Minas. Nesta terça-feira (5), será realizada reunião com a equipe do Governo de Goiás. Já na quinta-feira (7), o know-how mineiro será repassado para representantes do Instituto Nacional de Contratações Públicas do Governo do Equador.