Fica Vivo! faz ação para se aproximar da comunidade do Serra Verde, em BH

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Fica Vivo! faz ação para se aproximar da comunidade do Serra Verde, em BH

Programa tem foco na prevenção e redução de homicídios de adolescentes e jovens

 

O Governo de Minas Gerais, por meio da área de Política de Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), realizou nesta terça-feira (30/5), no bairro Serra Verde, em Belo Horizonte, o Fica Vivo! Na Praça, com foco na prevenção à criminalidade na região. Em um espaço interativo, montado na Praça do Alckimin, os moradores participaram de jogos de mesa e tabuleiro, esportes coletivos, futebol de rua, teatro, forró e grafite. A ação busca aproximar a comunidade das ações do Centro de Prevenção à Criminalidade (CPC) que os atende e que está sediado no bairro vizinho Minas Caixa.

A gestora do CPC Minas Caixa, Ana Paula Andrade, conta que, pelo fato do espaço físico estar instalado em outro bairro, é importante fazer essa divulgação, para que os moradores do Serra Verde tenham conhecimento dos serviços ofertados a eles. “Estamos realizando oficinas abertas do programa Fica Vivo! e divulgando o trabalho realizado pela equipe do programa Mediação de Conflitos”, conta a gestora.

 

Os programas

O Fica Vivo! é um programa do Estado que tem foco na prevenção e redução de homicídios de adolescentes e jovens, atuando em áreas que registram maior concentração destes índices. Já o Mediação de Conflitos promove meios pacíficos de resolução de conflitos, em territórios marcados pela sociabilidade violenta, baixo acesso a direitos e baixo capital social.

Ana Carolina de Carvalho, de 17 anos, mora no Serra Verde e ficou sabendo da nova oficina de teatro do Fica Vivo! que seria disponibilizada pelo CPC Minas Caixa por meio da irmã, que também integra o grupo teatral que estava atuando na praça. Ela conta que, além da aprendizagem técnica, há também o espaço de sociabilização. “A equipe do CPC divulgou a nova oficina na escola dela há três meses. Aprendemos sobre teatro, cinema, dramaturgia e fizemos novas amizades”, conta a jovem.

Para Thiago Dias, de 20 anos, que participa das oficinas de jogos de mesa, onde pratica ping-pong, truco, buraco, xadrez, dentre outros jogos, “a atividade é uma oportunidade para os jovens saírem dos perigos oferecidos pelas ruas, onde eles podem conhecer novas perspectivas de vida”.

Já a mãe de uma adolescente que faz a oficina de futebol, Julia de Oliveira, de 42 anos, conta que ficou sabendo sobre o atendimento de Mediação de Conflitos durante o evento na praça. “É bom saber que podemos contar com mais esse serviço. Minha filha tem desenvolvido muito depois que entrou passou a praticar a atividade”, revela.

 

CPC Minas Caixa

O Centro de Prevenção à Criminalidade do Minas Caixa atende aproximadamente 280 jovens nas 11 oficinas oferecidas pelo Fica Vivo!. Pelo programa Mediação de Conflitos, também há uma média de 60 atendimentos.

Tags