Seminário discute novos modelos de aquisição e contratação de suprimentos

Conteúdo Principal
Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), realizou, nesta quinta-feira (17), o seminário final da 2ª Onda do Projeto Gestão Estratégica de Suprimentos (GES), que reuniu cerca de cem representantes de diversos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, para apresentar o que já foi ou está sendo desenvolvido nesta etapa do projeto, que abrange cinco famílias de compras: frota de veículos, equipamentos permanentes de saúde, materiais consumíveis de saúde, diárias e hospedagens e serviços da Prodemge. Também foram apresentados os novos modelos de aquisição e contratação dessas cinco famílias de suprimento, incluindo informações sobre a realização das respectivas licitações.

A 2ª Onda do Projeto GES teve início em março de 2009. Na sua primeira fase, foi feito um diagnóstico para determinar as famílias de compras de materiais e serviços. Na segunda fase, foram elaboradas as estratégias e as diretrizes dessas famílias de compras, e a terceira fase, que está sendo finalizada, abrange a implantação dos novos modelos de gestão estratégica de suprimentos para essas famílias de compras.

Projeto GES

O GES está inserido no Projeto Estruturador do Governo de Minas Produtividade e Qualidade do Gasto Setorial e foi desenvolvido em parceria com a Superintendência Central de Governança Eletrônica da Seplag, Prodemge e consultores da PricewaterhouseCoopers, com a colaboração de Gestores de Sistemas do Estado e da Auditoria Setorial da Seplag.

Tem como premissa básica a utilização da metodologia Strategic Sourcing (Abastecimento Estratégico) que busca a redução dos custos na melhoria da relação com os fornecedores de modo geral, permitindo a obtenção de economias em curto prazo com baixo investimento. A metodologia é fundamentada no conceito do melhor custo total de aquisição (Total Cost Ownership - TCO) dos bens e serviços que uma organização utiliza.

Os indicadores do Projeto GES fazem parte dos itens comuns da 2ª etapa do Acordo de Resultados firmados pelo Governo de Minas com os diversos órgãos e entidades trabalhando a questão da sustentabilidade nas famílias desenvolvidas.

Na 1ª Onda do Projeto GES, entre julho/2006 e abril/2008, foram desenvolvidas sete famílias de compras: material de escritório, equipamentos de informática, medicamentos, betuminosos (insumo para massa asfáltica), refeições de penitenciárias, passagens aéreas e softwares prontos (pacotes prontos).