Palácio da Liberdade recebe visitantes neste domingo (dia 28)

Conteúdo Principal
Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

A beleza arquitetônica e o requinte da sede do Governo de Minas, o Palácio da Liberdade, podem ser visitados neste domingo (dia 28) a partir das 8h30. Além de conhecer a história política de Minas, o visitante assiste à apresentação da Banda da Polícia Militar de Minas Gerais, que faz evoluções na alameda principal da Praça da Liberdade.

Às 9 horas em ponto, os visitantes presentes nos jardins do Palácio acompanham a solenidade de Troca da Guarda e o hasteamento das bandeiras do Brasil e de Minas Gerais. Com roteiro idealizado por técnicos do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), a visita começa pela escadaria em estilo art-nouveau do hall de entrada, toda de ferro e mármore, fabricada e trazida da Bélgica.

Em seguida, os visitantes percorrem o interior do Palácio passando por mais de 30 cômodos imponentes como: os salões Nobre, o Dourado, das Comendas, do Banquete, do Couro e da Rainha. Tombado pelo Iepha/MG em 1975, o Palácio da Liberdade foi aberto à visitação pública em maio de 2008, após quatro anos fechado para o mais completo processo de restauração desde sua construção, incluindo mobiliário, elementos artísticos e estruturas originais que estavam encobertas por paredes ou várias camadas de tinta.

Projetado pelo engenheiro-arquiteto pernambucano José de Magalhães em estilo eclético, com predominância de elementos neoclássicos com forte influência da arquitetura francesa, o Palácio foi erguido pela Comissão Construtora da Nova Capital e inaugurado em 1897. O requinte da edificação exigiu mão-de-obra especializada e importação de parte dos materiais da Europa.

Requinte

Os ambientes refinados aguçam a curiosidade dos visitantes. As armações de ferro das escadarias e as estruturas metálicas da cobertura vieram da Bélgica, as telhas, de Marselha, e o pinho-de-riga, madeira utilizada no piso, da Letônia. Para a pintura e decoração do Palácio, foi contratado o artista Frederico Antônio Steckel, que veio do Rio de Janeiro trazendo uma equipe de decoradores nacionais e estrangeiros.

O resultado do trabalho requintado pode ser admirado nos tetos, nas paredes, cimalhas e nos ornamentos em papier maché pintados. As peças do mobiliário, tapeçarias, cristais, porcelanas e talheres também foram trazidos da Europa, principalmente da França.

Para aproveitar melhor o passeio e por medidas de segurança, o visitante deverá obedecer algumas normas: apresentar documento de identidade na entrada e, durante a visita guiada, é proibido o consumo de bebidas, lanches, uso de calçados de salto agulha, filmadoras ou máquinas fotográficas no interior do prédio. Somente é permitido fotografar na área externa do Palácio. Haverá guarda-volumes na entrada. Mais informações pelo telefone 3299-4068 ou e-mail cerimonial@governo.mg.gov.br.

Agência Minas, acesse as notícias do Governo de Minas e acompanhe também no www.youtube.com.br/agenciaminasgerais

Serviço

Evento: Visitação pública ao Palácio da Liberdade

Local: Palácio da Liberdade

Data: dia 28 de junho

Horário: das 8h30 às 13 horas