Você está aqui:

Notícias

Cursos capacitam servidores na área de informática

Para capacitar os servidores públicos estaduais na área de informática a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, em parceria com o SENAC, criou o Plano Anual de Desenvolvimento dos Servidores no Segmento de informática (PADES ÚNICO), programa que vai melhorar as condições de trabalho dos servidores na execução de atividades que dependam do uso de computadores. O Pades oferece vagas em cursos para os órgãos e entidades do poder executivo estadual em Belo Horizonte e diversas cidades do interior.

Inicialmente são oferecidos os cursos de Access básico, Corel Draw, Excel Básico, Excel Recursos Avançados, MS Project, Photoshop, PowerPoint e Word básico para os servidores públicos estaduais que estão em efetivo exercício em seus órgãos. Para se inscrever os interessados devem entrar em contato com o setor de recursos humanos de seu órgão de exercício, sendo que as vagas serão destinadas àqueles órgãos e entidades estaduais que integram o levantamento de demandas feito pela Seplag no ano passado.

A oferta inicial é de 5 mil vagas em turmas que estão sendo formadas ao longo de 2009. Até o momento, já foram capacitados 587 servidores estaduais, sendo que 409 estão em processo de conclusão dos cursos.

Este ano estão incluídos no programa os municípios de Contagem, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Poços de Caldas, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba e Varginha.

Para a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, o grande avanço do PADES Único de Informática é o desenvolvimento de um amplo processo de capacitação, principalmente, para os servidores do interior do Estado. Caso haja demanda para formação de novas turmas, o programa vai se estender para mais municípios, visando contribuir para a melhoria do desempenho destes servidores no exercício de funções que necessitem do uso do computador.

De acordo com a Diretora da Central de Gestão do Desenvolvimento do Servidor da Seplag, Maria Angélica Azevedo Gama, o programa foi bem aceito pelos servidores, do interior e capital, em relação à qualidade das aulas e a metodologia de ensino desenvolvida pelo SENAC. Muitos daqueles que participaram do programa de capacitação avaliaram os cursos de forma muito positiva, pois é antiga a necessidade de haver um programa de capacitação, no segmento de informática, abrangendo não só os servidores estaduais da capital, mas também de outros municípios.