Gestão de Processos é tema do Programa Gestão

Conteúdo Principal
Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, abriu na última terça-feira (30/4) o Programa "Gestão de Processos em Foco". O primeiro de oito workshops trouxe o tema "Importância da Gestão de Processos" e contou com a presença de diversas áreas estratégicas do Governo de Minas.

"Estamos dando início a um programa que julgamos ser muito importante, que faz toda a diferença no modelo de gestão adotado em Minas Gerais. Ao longo dos últimos dez anos, amadurecemos e consolidamos a nossa metodologia de monitoramento dos Projetos Estratégicos e estamos agora avançando na gestão de Processos Estratégicos na busca por maior eficiência na execução da prestação de serviços ao cidadão, destacou a secretária Renata Vilhena.

A subsecretária de Gestão da Estratégia Governamental, Adriane Ricieri, lembrou que esse programa é um marco importante na caminhada rumo ao aprimoramento e consolidação da na Gestão de Processos no Governo de Minas. "Temos uma oportunidade única, não só de compartilhar conhecimento e experiências como também de aprender com quem é referência na temática de Gestão de Processos", ressaltou a subsecretária.

O Programa Gestão de Processos em Foco tem o intuito de mobilizar lideranças para a prestação de melhores serviços por meio da gestão eficiente dos processos estratégicos de governo, contribuindo para o alcance da Gestão para a Cidadania. O programa foi desenvolvido em parceria entre a Subsecretaria de Gestão da Estratégia Governamental (Suges) e a Superintendência Central de Governança Eletrônica (SCGE), por meio da Diretoria Central de Políticas de Otimização de Processos.

O Primeiro Workshop contou com a presença do sócio fundador da Elo Group, André Macieira, do chefe de Departamento de Normas e Processos do BNDES, Pedro Iootty, da gestora da Coordenadoria Especial de Gestão das UAIs, Fernanda Girão, do assessor técnico da Subsecretaria de Gestão da Estratégia Governamental, Mauro Silveira e da diretora da Diretoria Central de Políticas de Otimização de Processos, Vanice Ferreira.

Os workshops terão como foco principal experiências práticas de Gestão de Processos, tanto do setor público, quanto privado, bem como os bons exemplos na gestão de Processos Estratégicos do Governo de Minas.

Ao final do programa, que totalizará oito workshops, serão escolhidos dez processos estratégicos que tiveram melhor desempenho ao longo do ano de 2013. Esses processos e experiências positivas vão ser apresentados pelo gerente responsável pelo processo. Também serão entregues certificados de participação a todos os gerentes com mais de 85% de presença nos workshops.

Entre os resultados esperados estão o reforço da importância da temática de Gestão de Processos do Governo e do papel do gerente para entrega de melhores resultados para o alcance dos objetivos definidos pelo Governo. Além disso, possibilitar a melhoria do gerenciamento de cada um dos Processos Estratégicos, mobilizar e capacitar cada um dos gerentes, servidores e colaboradores, criando uma rede de pessoas com uma visão sistêmica da Gestão de Processos.