Novo modelo operacional da UAI de Ponte Nova

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Sistema de Balcão Único, em apenas 20 dias, reduz em 44,7% tempo de espera. Unidades têm aprovação de 98% dos usuários nos 22 postos instalados no Estado

Primeira no interior do Estado a implantar o sistema de atendimento Balcão Único, a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Ponte Nova já contabiliza o sucesso do novo modelo operacional: um aumento de 35,6% na quantidade mensal de atendimentos e redução de 44,7% no tempo de espera do usuário.

Segundo a Coordenadoria Especial de Gestão das UAIs, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o novo sistema Balcão Único entrou em funcionamento no último dia 2 e, nos primeiros 20 dias, 3.320 usuários tiveram acesso aos serviços com um tempo médio de espera de 5.42 minutos, cada um. Em todo o mês de maio, do ano passado, a UAI Ponte Nova recebeu 3.426 usuários, cada qual esperou 10.04 minutos para ser atendido.

A Unidade Ponte de Nova atende aos municípios do entorno (Rosário do Pontal, Barra Longa, Rio Doce, Acaiaca, Guaraciaba, Amparo da Serra, Bom Jesus do Cardoso e distritos da região). São cerca de 30 serviços, que incluem atestado de antecedentes criminais, emissão de boletim de ocorrência da Polícia Militar, capacitação de mão de obra, serviços Web da Copasa, Cemig, Detran, Tribunal Regional Eleitoral e Secretaria de Estado de Fazenda, pagamento de tributos, emissão de carteira de identidades, entre outros.

Balcão Único

O Governo de Minas, inspirado em experiências bem sucedidas em Portugal e Espanha, a respeito de novos modelos de centrais e lojas de atendimento à população, avança no processo de prestação de serviços ao cidadão, introduzindo o sistema Balcão Único nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI). As UAIs reúnem, em um único local, os mais diversos serviços de interesse público.

A implantação do sistema Balcão Único foi iniciada pela UAI da região do Barreiro, em Belo Horizonte, e a previsão é de que seis outras no mesmo sistema entrem em operação ainda neste ano. A Coordenadoria Especial de Gestão das UAIs aponta como ganhos para o cidadão a ampliação da capacidade operacional máxima da unidade.

UAIs

Com avaliação positiva de 98% dos usuários e 22 unidades instaladas no Estado, as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) tem ampliado e capacitado os atendentes para agilizar e diminuir o tempo de espera em seus postos de atendimento.

As UAIs fazem parte do projeto estruturador Descomplicar, implantado pelo Governo de Minas por meio da Seplag. O projeto visa a dar mais transparência e facilitar o relacionamento do Estado em três dimensões: interna, com o cidadão e com as empresas.

Entre os desafios para 2011, no aprimoramento do projeto Descomplicar, conforme ressalta a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, está a criação da Delegacia Virtual e a abertura de 6 novas UAIs, em regime de Parceria Público Privada (PPP). Além de reduzir custos, vamos ampliar o atendimento à outras regiões do Estado, garantiu.