Governo de Minas lança programa para cessação de tabagismo

Conteúdo Principal
Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Na próxima terça-feira (31), Dia Mundial Antitabaco, o Governo de Minas vai lançar, na Cidade Administrativa, o Programa de Cessão de Tabagismo dirigido a todos os servidores públicos estaduais que desejam parar de fumar.

O programa será implantado em todo o Estado, com o objetivo de oferecer aos servidores estaduais a oportunidade de se livrarem do vício do fumo e diminuir os problemas por ele causados, como morte e sofrimento dos fumantes e seus familiares.

Durante o dia, será realizada palestra para sensibilizar os servidores estaduais da importância de se parar de fumar e motivar a sua participação no programa, em dois momentos. O primeiro, acontece às 10h, nas salas 6 e 7, segundo andar do prédio Gerais, e o outro às 15h, nas salas 6 e 7, quinto andar do prédio Minas, e para participar, basta ao servidor comparecer a qualquer uma delas.

A celebração do Dia Mundial Antitabaco, na Cidade Administrativa, também vai contar com um estande com diversas informações oferecidas pela Secretaria de Estado de Saúde e pela Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas da Secretaria de Estado de Defesa Social, no térreo do prédio Minas. O visitante desse estande poderá medir a quantidade de monóxido de carbono no sangue.

Também no térreo do Minas, será oferecida medição de pressão arterial e de glicose capilar para os visitantes das tendas que serão montadas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Animadores caracterizados de cigarro e guimba estarão circulando entre os prédios Minas e Gerais e o Centro de Convivência.

O tratamento

O Programa de Cessão de Tabagismo dirigido a todos os servidores públicos estaduais é promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e sua Subsecretaria de Gestão de Pessoas, que abriga a Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (SCPMSO).

De acordo com a médica perita Alba Machado Sá, responsável pelo programa, o trabalho será constituído por sete sessões de terapia com duração de 90 minutos. As sessões serão distribuídas em uma palestra introdutória com encaminhamento para consulta médica e, 15 dias após esse primeiro encontro, iniciam-se as outras seis sessões a serem realizadas semanalmente, sendo todas acompanhadas por um médico e um psicólogo. No caso de tratamento medicamentoso, o usuário deverá fazer uso do remédio por 12 semanas.

Os servidores que concluírem o programa serão acompanhados por até um ano após o início do tratamento. No acompanhamento, o participante que estiver com dificuldades para manter a abstinência ou tenha voltado a fumar será convidado a participar do programa novamente. Além disso, os participantes que necessitarem de ajuda após o término dos encontros poderão agendar horário para sessão de reforço com psicólogos da SCPMSO, capacitados para o programa. Além da palestra, o servidor interessado em ficar livre do cigarro pode acessar a página eletrônica do programa e responder uma pesquisa.

O endereço é www.planejamento.mg.gov.br/tabagismo.asp