Gostinho de quero mais

Conteúdo Principal
Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Homenagem às mães encerra primeira semana do Calendário Sociocultural da Cidade Administrativa. Novas atividades já estão programadas

Não faltou emoção no encerramento da primeira semana de atividades do Calendário Sociocultural da Cidade Administrativa. Quem trabalha ou passou pela Cidade Administrativa, na manhã desta sexta-feira (6), teve a oportunidade de conferir uma apresentação cultural dos alunos do 3º ao 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Silviano Brandão, no térreo do Prédio Minas, da Lyra Vicentina Aterradense, banda musical da cidade de Luz, no prédio Gerais, e a degustação de deliciosas receitas preparadas na hora pelo chef de cozinha Gabriel Fernandes, na via de acesso ao Centro de Convivência.

Dança, coral, violão, percussão e teatro infantil em homenagem ao Dia das Mães mostrou toda a espontaneidade das crianças. O trabalho tem as parcerias da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), que cede os professores de música, Sociedade Amigas da Cultura e apoio da Fundação Renato Azeredo.

Entre os alunos participantes, Déborah Cristina Amorim de Oliveira, de 11 anos. A estudante do 5º ano faz aulas de violão na escola desde o final de 2010. A gente fica com um pouco de vergonha, mas é muito legal. Sempre quis estudar violão e a escola me deu essa oportunidade, porém me dedico aos estudos também para que o aprendizado não fique prejudicado, ensina Déborah.

De acordo com a diretora da escola, Nilce Faria Campos, as atividades culturais fazem parte do dia-a-dia dos alunos. Nossa escola sempre busca voluntários para os projetos que desenvolve. A adesão do aluno também é voluntária, mas ele tem que se comprometer com dedicação e disciplina nas aulas, afirma a diretora.

Na platéia, a secretária estadual de Educação, Ana Lúcia Gazzola, a secretária adjunta, Maria Ceres Pimenta Spínola Castro, a intendente da Cidade Administrativa, Kênnya Kreppel e dezenas de funcionários.

Arte do Interior

A Lyra Vicentina Aterradense, banda musical da cidade de Luz, reviveu as festas do interior, com um repertório vibrante e nostálgico. O maestro Fabiano Botinha Oliveira consegue a proeza de reger e ao mesmo tempo tocar tuba.

Os 30 músicos que compõem a corporação musical têm idades que variam de oito a 70 anos. Hinos e marchas animaram os funcionários, que puderam apreciar a tradicional arte do interior de Minas Gerais, já pouco encontrada nas grande metrópoles como Belo Horizonte. Segundo o maestro Botinha é muito importante estimular a participação das crianças na banda, para não deixar morrer a tradição.

Contra a dengue

Ainda em homenagem ao Dia das Mães, foi oferecida uma aula de gastronomia sustentável. Centenas de funcionárias participaram do evento, aprendendo com o chef Gabriel Fernandes deliciosas receitas feitas na hora.

Além das receitas de doces e salgados, o livro também oferece dicas importantes para a reciclagem dos materiais usados para fazer os pratos. Na oportunidade, também foi realizado um desfile de roupas confeccionadas com material reciclado. A reciclagem de embalagens e outros materiais é uma das maneiras de evitar que o lixo doméstico sirva de criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O lixo doméstico e pneus são responsáveis por quase 70% dos focos do mosquito.

O Calendário Sociocultural da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves foi lançado pelo governador Antonio Anastasia e pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, na última segunda-feira (02). De caráter permanente, o calendário reúne atividades sociais, educativas, esportivas, artísticas e culturais diárias, nos diversos espaços da Cidade Administrativa. A secretária Renata Vilhena salientou que o calendário é dinâmico e que está em construção. Ele é do servidor e para o servidor, afirmou.

Próximas atrações

Mais atividades estão programadas para o Calendário Sociocultural da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. Na próxima semana, haverá exibição de filmes, sessões de ginástica laboral, yoga, reflexologia, apresentação artísticas de funcionários e de mais uma banda do interior, entre outras atrações.