Futebol, cinema e reflexologia: opção para todos os gostos na Cidade Administrativa

Conteúdo Principal
Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

A presença do goleiro do Cruzeiro, Gabriel, e do meia-atacante do Atlético, Leleu, agitou o horário de almoço desta terça-feira (10/05), no térreo do prédio Gerais, onde está exposta a Taça do Campeonato Mineiro de 2011. O público disputou a chance de ter um autógrafo ou de tirar uma foto com os ídolos. Ao mesmo tempo, servidores interessados em cinema tiveram a oportunidade de assistir o documentário A Luz de Minas, sobre a vida e obra do primeiro cineasta brasileiro, Humberto Mauro.

Uma terceira atividade, integrante do Calendário Sociocultural da Cidade Administrativa, foi uma alternativa para quem queria relaxar. A terapeuta Angela Moura aplicou técnicas de massagem nos pés, conhecida como Reflexologia. Nova sessão ocorre na próxima terça-feira e é necessária inscrição prévia no http://portalca.

Os jogadores de futebol, Gabriel e Leleu, acompanhados dos mascotes Raposão e Galodoido, provocaram um verdadeiro frisson no público feminino, que se aglomerou no térreo do Gerais. Mas não faltaram torcedores masculinos que também elogiaram. Muito legal, deveria se repetir, disse o servidor da Secretaria de Estado de Governo, Jurandir Gonçalves, que observava, a uma certa distância, a movimentação dos colegas para ter a chance de fotografar com os atletas.

A persistência da funcionária da MGS, Maria José Rodrigues Ramos, que tentou por quase uma hora chegar perto do Leleu foi recompensada. Sou da Galoucura, meu marido também é. Custei a conseguir o autógrafo e a foto junto com o Leleu, contou. Mais discreto, o público masculino preferiu tirar fotos ao lado da Taça.

Cinema

Já no 13º andar do prédio Minas, as pessoas que compareceram à sessão comentada de cinema conheceram um pouco mais das dificuldades enfrentadas pelo primeiro cineasta brasileiro, o mineiro Humberto Mauro que, armado de sua paixão pela sétima arte, construiu uma obra que é referência nacional.

O fotógrafo e diretor Sérgio Amzalak levou um ano para concluir o documentário. A película traz trechos de filmes de Humberto Mauro, que entre outras façanhas, introduziu Carmem Miranda no cinema, criou a primeira musa da sétima arte, Eva Nill, comparada a Greta Garbo, e revolucionou o enquadramento das câmeras (o cenário ou parte dele que aparece na tela).

O curta, com duração de 35 minutos apresenta a trajetória do genial mineiro desde o seu primeiro filme, Primavera da Vida, produzido em Cataguases; passeia pela obra-prima Ganga Bruta, o mais experimental de todos; aborda os filmes de Humberto Mauro desenvolvidos na Fundação Roquete Pinto, de caráter mais educacional, e encerra com uma de suas últimas películas, O Canto da Saudade, lançado em 1951.

Reflexologia

Também nesta terça-feira tiveram início as sesões de Reflexologia, aplicada pela servidora da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Angela Moura. Em duas horas, a terapeuta atendeu quatro pessoas. Foram 15 minutos para cada pé. As pessoas ficaram tão relaxadas que quase dormiram na maca, disse Angela.

Amanhã (11/05), prosseguem a ginástica laboral nas estações de trabalho, ao longo do dia, e a exposição da Taça do Campeonato Mineiro 2011. As novidades ficam por conta de uma aula de PIlates, com Keyce Duarte, na área gramada entre os prédios Minas e Gerais, às 7h45; uma palestra com o dr. Flávio Shimomura, intitulada Qualidade de Vida – Tecendo Relações entre Saúde e Trabalho, às 12h, nas salas 6 e 7, do prédio Minas; e a demonstração de cães adestrados da Polícia Militar na área gramada entre os prédios, também às 12h.