Comitê Regional do Rio Doce enfrenta desafio e começa trabalho intersetorial

Submitted by prgaapmadmin on

Modelo de Gestão para a Cidadania com Estado em Redes tem início com debate sobre diagnóstico da região. Próxima reunião será do Comitê Regional do Norte de Minas

A primeira reunião do Comitê Regional do Rio Doce, nesta terça-feira (31/05), em Governador Valadares, lançou um desafio aos agentes governamentais na região: perceber e debater a realidade socioeconômica de forma articulada e intersetorial. O encontro de trabalho inaugurou o novo modelo de administração pública estadual, ao dar o primeiro passo para inserção da gestão regionalizada e participativa no processo decisório das ações de governo. Os membros do Comitê Regional do Rio Doce foram bastante propositivos e compartilharam estudos e dados para as áreas de segurança pública, educação e meio ambiente, para o estabelecimento de ações comuns.

A área da educação, que integra a Rede de Educação e Desenvolvimento Humano, foi o primeiro alvo de interesse dos demais agentes públicos. A superintendente regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Leste Mineiro, Maria Helena Batista Murta, destacou a educação como ferramenta básica para alterar o quadro ambiental na região, marcado pelo desmatamento e pela má qualidade das águas. A falta de aplicação de políticas específicas de meio ambiente, saúde e educação fortalece a resistência das comunidades às necessidades de mudanças de comportamento, como a importância da recomposição florestal, afirmou.

Outras questões também foram elencadas, como a instalação de equipamentos em espaços públicos para a prática de esportes por crianças e jovens; e, a intensificação da atuação da saúde na prevenção do uso de drogas. Também foi indagado, o que será alvo de estudo posterior mais detalhado, até que ponto o acesso e as condições das vias públicas afetam o desempenho dos estudantes na escola.

Diagnóstico e realidade

A proposta é, a partir desse debate, qualificar as informações e agregar novos dados sobre o território em foco e, então, obter um amplo olhar sobre as políticas públicas implantadas e em implantação na região. Na avaliação do secretário adjunto da Secretaria de Estado da Casa Civil e Relações Institucionais, Flávio Unes, esse objetivo foi alcançado. A importância dessa reunião é que cada agente governamental se reconheceu no diagnóstico apresentado pelo governo e compartilhou suas impressões de uma forma mais focada nas redes transversais de desenvolvimento. Conseguimos aproximar o diagnóstico das diversas realidades percebidas, explicou.

Para o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto da Secretaria de Estado e Planejamento (Seplag), André Reis, esse primeiro encontro de trabalho já demonstrou avanços. Ao colocar as várias áreas setoriais à mesa de trabalho, percebemos que diversos municípios, como Timóteo, que está desenvolvendo parcerias na área de desenvolvimento social com o Estado, já estão trabalhando de forma articulada. Então, precisamos potencializar estas parcerias e esta interlocução, além de criar novas parcerias e interlocuções, avaliou.

Também presente à reunião, o subsecretário de Articulação Política da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Ernani Campos Porto, deu o tom da reunião. Nós estamos aqui para ouvir muito, falar o necessário e agir com responsabilidade, resumiu.