Calendário Sociocultural movimenta Cidade Administrativa

Conteúdo Principal
Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Centenas de pessoas acompanharam a apresentação de três coreografias pelo Grupo Corpo Cidadão, nesta segunda-feira, no Auditório JK, durante o lançamento do Calendário Sociocultural da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. A dança aconteceu no horário do almoço, após uma breve explicação da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, sobre o processo de construção e implantação do calendário e abertura do evento pelo governador Antonio Anastasia.

O Calendário Sociocultural da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves traz, nesta semana de 02 a 06 de maio, atrações artísticas e atividades físicas, que vão ocupar os vários e diversos espaços da sede do Governo de Minas. A secretária Renata Vilhena salientou que o calendário é dinâmico e que está em construção. Ele é do servidor e para o servidor, afirmou.

A apresentação do Grupo Corpo Cidadão foi feita por 19 bailarinos, que executaram coreografias de Eliane Batista para a música Prece da Alma; do coreógrafo Peter Lavratti para a música Oca Tupi; e de Rodrigo Pederneiras para a música Os Passos do Meu Sonho. Criado há 12 anos, o grupo trabalha com arte educação junto a crianças e jovens da periferia da RMBH.

Achei ótima a iniciativa, pois é muito importante para estes jovens, que querem se profissionalizar, ter acesso a todos os espaços da cidade e eles também conheceram a sede do governo. Esta é uma oportunidade boa para o público e para o grupo e, se tivermos a chance, traremos mais apresentações, informou Miriam Pederneiras, uma das fundadoras do Grupo Corpo.

Este sentimento foi compartilhado por Alice Caldeira Liberato de Souza, de 18 anos, uma das bailarinas do Grupo Corpo Cidadão. Aqui é muito bonito, achei incrível e o público é animado.

As coreografias emocionaram muita gente, e atenções foram divididas com a dupla Mandioca e Macaxeira, personagens vividos pelos atores Clécio Luiz e Denise Leal, do Centro de Formação Artística (CEFAR) do Palácio das Artes, que invadiu o auditório para convidar os presentes a apreciarem as outras atrações do dia.

Valorização

Enquanto isso, na Praça Cívica, às 12h40, teve início a apresentação do Projeto Fica Vivo. O grupo se dedicou a demonstrações de acrobacias e outras técnicas circenses. De acordo com Andreza Naves, gestora do Núcleo de Prevenção à Criminalidade Jardim Felicidade, os meninos ficaram muito felizes em sair da comunidade e poder estar na Cidade Administrativa, tendo a oportunidade de mostrar o seu trabalho. Eles se sentem valorizados e ficam motivados a querer progredir, contou.

Para Sílvia Medeiros, assessora da Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade, o projeto do calendário é muito válido e a iniciativa é muito interessante, já que é uma vitrine maravilhosa para as crianças poderem exibir todo o seu potencial. A diretora de Gestão de Processos da Intendência da Cidade Administrativa, Márcia Morais, acredita que o evento é também uma oportunidade da equipe do Governo enxergar e valorizar o talento dos servidores, motivando-os e, dessa forma, ficar mais próximo deles.

Ainda na programação desta segunda-feira (2), cerca de 30 jovens do Valores de Minas apresentaram um espetáculo multidisciplinar, com dança, teatro e música, explorando o tema de mitos guerreiros universais. O trabalho foi elogiado pela servidora do Ipsemg, Ivonete Viera Gonçalves, que resumiu a importância de o Governo de Minas ter lançado o Calendário Sociocultural da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves: Nós estávamos precisando mesmo desse tipo de coisa.

A Grande Roda, uma aula de dança circular que também contou com a presença de membros do CEFAR do Palácio das Artes, atraiu gente para o térreo do prédio Gerais. No espaço, a bailarina e professora de dança Cristiana Menezes buscou envolver os funcionários na atividade como uma forma de se divertir e relaxar. Estou amando! É muito bom. A gente fica aqui muito tempo preso no trabalho e agora eu estou me divertindo e relaxando, comemorou a funcionária da MGS, Rosely Pereira da Silva.

Samba no pé

Com arranjos variados e já com uma grande expectativa por parte do público, o Grupo de Choro do Palácio das Artes iniciou sua apresentação por volta das 13h30. Muito legal, principalmente o Chorinho. Gosto muito de música e até tinha que ir embora, mas estou aqui até agora porque descontrai muito, disse Marcio Augusto de Castro, funcionário da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Já a servidora do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), Edite dos Anjos Mendes, sem nenhuma timidez, caiu no samba. Dançou sozinha, com as amigas e com o bailarino Lucas Veríssimo, que estimulava nos espectadores a vontade de dançar. Estou adorando; está tudo muito alegre, muito festivo, assim eu começo bem a semana, resumiu a servidora. Mardélia da Silva Martins, da Secretaria de Planejamento e Gestão, também não precisou ser convidada mais de uma vez: Sou louca por dança, podia ficar aqui o dia inteiro.

No mesmo palco, montado no térreo do prédio Gerais, aconteceu a última apresentação do dia: Rodolfo Mendes e Bárbara Barcelos que abriram seu show com as músicas do Clube da Esquina. Entre os participantes estava a servidora da Prodemge, Jaqueline Verona, que chamou a atenção para a musicalidade do grupo.

Ela também destacou o fato da arte estar a serviço de um trabalho social, como é o caso do Grupo Corpo Cidadão, Fica Vivo e Valores de Minas. Jaqueline também é uma das incentivadoras da criação do Coral Em Canto, que reúne mais de cem funcionários da Cidade Administrativa. O Coral Em Canto é uma das atrações desta terça-feira (3).