Governo de Minas recebe comitivas da Guiné Bissau e Angola

Submitted by prgaapmadmin on

O Governo de Minas Gerais recebeu uma comitiva de servidores dos governos da Guiné Bissau e de Angola para um curso de administração e atualização em Administração Pública. O objetivo do curso, que é fruto de acordo de cooperação entre o Brasil, Noruega, Guiné Bissau e Angola, é apoiar o fortalecimento da gestão pública nos dois países africanos baseado na experiência do Governo de Minas.

Dentre as diversas experiências de gestão pública, os servidores africanos conheceram a implantação e operação das UAIs (Unidades de Atendimento Integrado), já que não contam com um projeto desse tipo em seus países. O Governo de Minas mantém no Estado 18 Unidades de Atendimento Integrado. Elas estão implantadas em Belo Horizonte, São João del Rei, Lavras, Barbacena, Sete Lagoas Coronel Fabriciano, Passos, Ponte Nova, Divinópolis, Muriaé, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni. Curvelo, Paracatu e Uberaba e contam com serviços como os do Detran, Cemig e Copasa, além de emissão de carteira de identidade e atestado de antecedentes criminais, preparação e encaminhamento de currículos e intermediação vagas no mercado de trabalho, entre outros.

A Diretora de Gestão das UAI, Fernanda Girão, ministrou um curso para a delegação sobre o Projeto Estruturador Descomplicar e os processos de gestão do atendimento ao cidadão nas UAI, seu planejamento estratégico e o processo de desburocratização e modernização da administração pública no Estado. Segundo ela, a visita dos grupos governamentais da Guiné Bissau e Angola à UAI da Praça Sete destacou o interesse internacional pelo modelo mineiro de gestão de atendimento e revelou o estado de maturidade alcançado. Para ela, o intercâmbio com os dois países possibilitará novos conhecimentos para aperfeiçoar o processo contínuo de busca pela excelência na prestação de serviços visando a satisfação do cidadão.