SPGF ainda recebe inscrições

Submitted by prgaapmadmin on

Continuam abertas até a próxima quinta-feira (14) as inscrições para o 3º Processo de Certificação Ocupacional dos Superintendentes de Planejamento, Gestão e Finanças (SPGF) destinado à avaliação dos candidatos que pretendam ocupar os cargos da administração pública estadual. O processo é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais, e oferece 200 vagas para a formação de banco de dados com os profissionais certificados para a função de SPGF que ficarão a disposição dos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado. O requisito básico para a inscrição é que o interessado tenha curso superior em qualquer área, sendo ou não servidor público.

As inscrições ao 3º Processo de Certificação Ocupacional dos Superintendentes de Planejamento, Gestão e Finanças podem ser feitas somente pelo site da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP, www.fundep.ufmg.br

De acordo com o edital Seplag 01/2009, publicado no dia 15 de abril de 2009, serão selecionados para análise comprobatória, os currículos documentados dos 200 candidatos que obtiverem a maior pontuação de acordo com os critérios definidos no respectivo edital. Nas duas últimas edições do processo de certificação de SPGF, a Seplag ofereceu 550 vagas e contou com 1.112 candidatos inscritos e 166 pessoas foram certificadas.

Desde 2006 o Governo de Minas seleciona e qualifica pessoas interessados através de uma instituição pública de ensino (FUNDEP) para serem recrutados pela administração estadual, utilizando uma metodologia de avaliação que atesta a capacidade e o potencial dos candidatos, bem como os conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais exigidas para os cargos de SPGF.

Entre os cargos já contemplados pelo Governo de Minas com a Certificação Ocupacional, considerados estratégicos na estrutura orgânica administrativa do Estado, estão o de Gerente Regional de Saúde, com 300 vagas oferecidas, 662 inscritos e 91 certificados; Diretor de Atendimento Sócio-Educativo, com 150 vagas, 335 inscritos e 40 certificados. Na Fundação Hemominas os cargos que passaram pelo processo foram os de Gerente Administrativo de Hemocentro, Chefe de Setor Administrativo de Núcleo Regional e Chefe de Seção de Unidade de Coleta e Transfusão, com 200 vagas ofertadas, 274 inscritos e 31 certificados. Para Diretor de Recursos Humanos foram oferecidas 300 vagas, com 1677 inscrições e 12 certificações.

Etapas do processo

A terceira edição do Processo de Certificação de Superintendentes de Planejamento, Gestão e Finanças será composta por duas etapas, além das provas. A primeira etapa, de pré-inscrição, deve ser feita pela internet, através do preenchimento do requerimento disponível no endereço eletrônico da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Fundep, www.fundep.ufmg.br, e o envio de documentação comprobatória da experiência profissional e titulação acadêmica do interessado. A segunda, efetivação das inscrições, será processada após análise da documentação exigida e da pontuação dos currículos. Os selecionados farão então exames de dinâmica situacional, análise de perfil comportamental, entrevista individual e provas de conhecimentos. Os certificados dos candidatos têm validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois, a contar da data de sua emissão pela entidade certificadora.

Exigência da Certificação

A proposta do Governo de Minas é que a exigência da Certificação Ocupacional se estenda a todos os servidores ocupantes de cargos de confiança dentro da estrutura administrativa do Estado. De acordo com o coordenador do projeto, Webert Meireles Pacheco, a iniciativa do Governo de Minas integra o projeto estruturador para a Ampliação da Profissionalização do Gestor Público. A idéia é que somente aqueles que possuírem o Certificado Ocupacional sejam inseridos no banco potencial, que é um banco de dados do governo com a lista dos candidatos qualificados para uma determinada função. A proposta é que até 2011 sejam certificados nove cargos considerados estratégicos para o Governo de Minas.

Mais informações estão disponíveis no endereço eletrônico da Fundep, www.fundep.ufmg.br

Agência Minas, acesse as notícias do Governo de Minas Gerais, acompanhe também no www.youtube.com/agenciaminasgerais