Governo de Minas promove o 34º Fórum de Superintendentes de Gestão e Finanças

Submitted by prgaapmadmin on

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), promoveu, nesta terça-feira (12), o 34º Fórum de Superintendentes de Gestão e Finanças (SPGFs) dos órgãos da administração pública estadual, com o objetivo de discutir, trocar experiências e promover um intercâmbio de soluções para problemas comuns. O evento reuniu cerca de 220 representantes de várias secretarias e instituições do governo mineiro, no Auditório Juscelino Kubitschek da Cidade Administrativa.

Segundo Leonardo Ladeira, o fórum representa uma oportunidade concreta de os superintendentes analisarem as possíveis soluções de demandas que apresentaram e foram consolidadas na análise situacional realizada em 2010. Como exemplo, ele citou as sugestões para atender as demandas e dificuldades apontadas por nove superintendências de secretarias e órgãos que já estão atuando na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.

Uma das sugestões apresentadas no Fórum de SPGFs trata da padronização de datas de contas a pagar, com o objetivo de gerar mais economia com redução dos custos, e propiciar maior agilidade aos processos. Outras sugestões dizem respeito à execução de despesas e outras inovações no Portal de Compras do Governo; melhorar a elaboração de projetos de convênios, buscando mais clareza.

Os SPGFs também propuseram que seja realizada uma campanha de combate à Dengue, com a constituição de uma força-tarefa para a eliminação de materiais que podem servir de abrigo ao mosquito transmissor da doença. Outra proposta é a preparação de um projeto de educação para o trânsito e um curso de direção defensiva para os motoristas que trafegam na Cidade Administrativa.

Assessorias estratégicas

Outro ponto de destaque do evento foram os esclarecimentos feitos pelo Assessor de Gestão Estratégica de Metodologias, Rodrigo Furtado, sobre as atribuições e competências das Assessorias de Gestão Estratégica e Inovação, criadas por meio da Lei Delegada nº 180, em todas as estruturas da administração governamental.

Conforme explicou Rodrigo Furtado, essas assessorias atuarão de forma integrada à Subsecretaria de Gestão da Estratégia Governamental, criada no âmbito da Seplag. Juntas, serão responsáveis pelo monitoramento e implementação da chamada terceira onda do choque de gestão – o modelo Gestão para a Cidadania, que introduz o inovador conceito do Estado em Redes com a participação da sociedade civil.

On line

Rodrigo Furtado ressaltou a importância da ferramenta de gestão fórum on line, lançada no encontro do ano passado e que está em pleno funcionamento desde então, gerando inúmeros benefícios e possibilitando melhorias, já que o ambiente virtual é acessível e favorece a participação de todos.

O Fórum de SPGF é uma reunião bimestral presidida pelo Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto da SEPLAG, onde são apresentados assuntos de interesse da administração central (planejamento, fazenda e auditoria) aos superintendentes e diretores de Planejamento, Gestão e Finanças da administração direta e indireta do Estado.

O fórum é fundamental para que todos possam ter acesso a informações de interesse geral do Estado e uma oportunidade única para se apresentar experiências inéditas nessas áreas estratégicas do Governo e assim divulgar as ações, estudos e iniciativas relevantes que são compartilhadas por todos de cada área para futuras melhorias. Haverá mais um encontro esse ano no segundo semestre que falará dos resultados alcançados através dessas melhorias sugeridas hoje e propiciará outras sugestões.