Governo de Minas participa de Simpósio Internacional em Brasília

Conteúdo Principal
Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Modelo mineiro de gestão pública de desempenho de pessoas e de compras são destaques no evento

Nesta quarta-feira,(13/04), a subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Planejamento e Gestão, Fernanda de Siqueira Neves, participa do II Simpósio Internacional PricewaterhouseCoopers(PwC) - Inovação em Gestão Pública, em Brasília(DF). A subsecretária participa do workshop Gestão de pessoas baseada em competências onde explica como está sendo conduzida a implementação gradativa do modelo de gestão do desempenho por competências no Governo de Minas Gerais. O objetivo é compartilhar experiências para a promoção de melhorias no desempenho de órgãos da administração pública brasileira.

O Governo de Minas Gerais tem um modelo de gestão reconhecido nacional e internacionalmente e já recebeu inúmeras delegações do exterior como a República Dominicana, Guiné Bissau e Angola que vieram ao Brasil para conhecer melhor o modelo de gestão mineiro para implementar um projeto semelhante em seus países. Além disso, equipes do Rio de Janeiro, Curitiba, Sergipe e da Prefeitura de Belo Horizonte também estiveram em Minas Gerais com o mesmo objetivo. Ao longo dos últimos sete anos (desde 2003), o Governo de Minas obteve resultados bastante significativos, não só em termo de reversão do quadro de déficit fiscal, como de elevação da eficiência e eficácia do aparato estatal.

Em busca da sua modernização, por meio de intervenções de naturezas estruturais, tecnológicas, culturais e em sua filosofia de gestão, o Governo do Estado de Minas Gerais tem implementado uma série de mudanças em suas políticas de gestão de pessoas, com vistas à elevação da eficiência e eficácia. Uma das políticas centrais neste processo de transformação é a da gestão do desempenho dos servidores. Esta política, começou a ser inicialmente adotada de forma mais estruturada em setembro de 2003, quando o Governo do Estado implementou o programa Choque de Gestão, no qual uma série de medidas de modernização do Estado foram empreendidas.

Este sistema utiliza um Acordo de Resultados celebrado entre o governo estadual e suas instituições, no qual estão estipuladas metas de produtividade e prazo de cumprimento das mesmas. As instituições podem receber prêmios de produtividade, e seus servidores são remunerados, em parte, de acordo com o desempenho apresentado em seu trabalho. O governo buscou, com esse sistema de gestão, aumentar a motivação dos seus funcionários e conseqüentemente obtenção de maior produtividade.

No simpósio várias autoridades governamentais, representantes de entidades públicas e especialistas em gestão pública estarão presentes para debater tendências e compartilhar experiências no setor de estratégia e organização, gestão de pessoas e mudanças, tecnologia da informação, gestão de processos e operações e gestão financeira. Após o simpósio será publicado um livro contemplando os principais casos discutidos, com o objetivo de divulgar as experiências compartilhadas no evento.

De acordo com Fernanda Neves, Minas Gerais avançou muito na gestão de competências e a participação nesse simpósio demonstra como o Governo mineiro está na vanguarda em relação à administração de pessoas, além de ser um momento de compartilhamento de experiências de administração pública de outras localidades.

A Coordenadora do projeto gestão estratégica de suprimentos da Seplag, Helena Macedo, também comparecerá ao simpósio e proferirá uma palestra sobre a gestão estratégica de suprimentos em que explica que o projeto desenvolve novos modelos de compras de materiais e serviços estratégicos para o Governo de Minas. São itens para suprir a área de saúde, educação, transportes, tecnologia da informação e defesa social e todas as compras feitas são monitoradas pelo Acordo de Resultados. Segundo Helena, o projeto traz padronização, integração entre os órgãos, qualidade das compras e das contratações, além de ser uma ótima oportunidade para a troca de experiências entre diversos órgãos.