Fomenta Minas quer ampliar participação da micro e pequena empresa

Submitted by prgaapmadmin on

Seminário reunirá em Ouro Preto, na região Central, um público estimado em 3 mil pessoas, entre empresários e servidores públicos

Aproximadamente de 67% das empresas que participam do sistema de cotação eletrônica de preços (Cotep) e 58% daquelas que participam de pregão eletrônico do Executivo mineiro podem ser classificadas como micro ou pequeno empreendimento. Em vista disso, o Governo de Minas vai promover, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nos dias 13 e 14 de abril, em Ouro Preto, o seminário Fomenta Minas. O objetivo é ampliar a participação desse segmento empresarial nas compras públicas, tanto da administração direta quanto da indireta.

De acordo com a diretora da Superintendência Central de Recursos Logísticos e Patrimônio (SCRLP), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Moema Albernaz Parreiras, a expectativa é de que, nos dois dias de encontro, passem pelo local cerca de três mil pessoas, entre eles 600 empresários de 11 missões empresariais organizadas pelo Sebrae em todo o Estado e 400 servidores públicos. Empresas como a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Companhia de Saneamento (Copasa), Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), entre outras, estarão participando ao lado de instituições como o Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi) e departamentos de Obras Públicas (Deop) e de Estradas de Rodagem (DER).

O objetivo é mostrar a esses segmentos o que o governo compra e desmistificar muitos aspectos, procurando mostrar que o processo é ágil e existe um importante mercado para as micro e pequenas empresas em todo o Estado, explicou Moema Albernaz.

No ano passado, por meio do projeto estruturador Descomplicar, foram realizados seminários regionais em Belo Horizonte, Varginha, Uberlândia, Governador Valadares e Unaí, explicando o sistema de compras do Governo do Estado. Este ano, o trabalho é no sentido de capacitar algumas das regionais da Secretaria de Planejamento e Gestão, para orientar os empreendedores mineiros.

Para contratar com os órgãos e entidades estaduais, as empresas precisam estar credenciadas. Das 25 regionais da Seplag, seis (Uberlândia, Montes Claros, Divinópolis, Juiz de Fora, Governador Valadares e Pouso Alegre) podem fazer o credenciamento. A meta é, em 2009, aumentar esse número para treze.

A proposta de descentralização da Seplag, segundo Moema Albernaz, é uma forma de beneficiar o desenvolvimento local. Hospitais e escolas podem comprar, regionalmente, em melhores condições, tanto produtos quanto serviços, fortalecendo a economia regional ou local.

O seminário será dividido em oficinas de capacitação, encontro de oportunidades e painéis temáticos. Nas oficinas ocorrerão apresentações e simulações de pregões eletrônicos, por pregoeiros governamentais, dando aos participantes a oportunidade de conhecer a ferramenta e requisitos técnicos necessários. Os painéis terão a participação de gestores públicos que apresentarão a logística, procedimentos de contratação e requisitos exigidos para micro e pequenas empresas potenciais fornecedoras. Nos encontros de oportunidades, serão apresentados produtos e linhas de crédito específicos para empresários e prefeituras.

Inscrições

As inscrições para o Fomenta Minas já estão abertas. Para participar dos encontros de oportunidades, os empresários interessados deverão preencher um formulário com dados da empresa que comporão o Catálogo de Oportunidades, um importante instrumento de consulta para as grandes instituições e empresas compradoras. A ficha poderá ser obtida por meio do banner do evento no site www.planejamento.mg.gov.br, e encaminhada para o e-mail rodada@sebraemg.com.br ou pelo fax (31) 3379-9343. A taxa de inscrição é de R$ 60.

Para as demais atividades, a inscrição pode ser feita de segunda a sexta-feira, na Central de Relacionamento do Sebrae, pelo 0800-570-0800. No sábado (11/04) e domingo (12/04) haverá equipe de plantão. Ao se inscrever para as palestras, o empresário deverá informar o endereço e o ramo de atividade.

Assessoria de Comunicação da Seplag